NO CONCELHO

Pavilhão Municipal acolheu almoço com mil idosos

Mês Sénior termina dia 30, com uma “Tarde Gandaresa” que ainda tem inscrições abertas

“A velhice é, simultaneamente, negativa, porque acarreta o desgaste do passar do tempo, mas também muito positiva, porque é repositório de sabedoria e experiência, que merecem ser elevadas e destacadas com toda a dignidade”. Foi dessa forma que D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, se dirigiu aos cerca de mil idosos – provenientes das onze IPSS do concelho – que encheram o Pavilhão Municipal de Vagos, no início do mês, no âmbito das atividades do Mês Sénior 2023. Primeiro, celebrou-se a eucaristia. Depois, houve tempo para o já habitual almoço, que foi seguido de animação musical.
Segundo Silvério Regalado, presidente da Câmara de Vagos, o “Almoço Sénior” é um evento anual que “tem vindo a ter uma adesão sempre muito elevada, com profundo empenho das nossas instituições e da Câmara Municipal”. “Só com este espírito se consegue encher esta enorme infraestrutura que é o Pavilhão Municipal de Vagos, sendo que se, de futuro, mais vierem, teremos certamente lugar para os acolher”, realçou o edil.
“Emocionada”, por seu turno, foi como disse sentir-se Susana Gravato, vereadora com o pelouro da Ação Social. A autarca sublinhou a importância da atividade, “seja pela fortíssima adesão, mas sobretudo pela felicidade que os nossos seniores irradiam”, pois “essa é a melhor recompensa que nos podem dar”.
Última atividade
O Museu Santo António de Vagos vai receber, no dia 30, a última iniciativa do Mês Sénior, depois de os idosos vaguenses terem viajado de autocarro até Viseu. A “Tarde Gandaresa” acontece a partir das 14.30 horas e é uma iniciativa que tem inscrições limitadas, mas ainda abertas (através do contacto 924 463 307).
A “Tarde Gandaresa” será composta por uma visita guiada à Casa Museu de Santo António de Vagos, que culminará com um momento musical e com um lanche que remeterá, promete a Autarquia, aos “sabores de antigamente” – e onde não vão faltar o “café de borras feito ao lume”, papas de abóbora e a broa mimosa a acompanhar. A atividade conta com a colaboração da Confraria da Abóbora.

S.F.

Sugestões de notícias