NO CONCELHO

Turismo do Centro de Portugal conheceu a Aldeia do Boco

Visita técnica deu a conhecer o património e as tradições de local que já integra a Rede das Aldeias de Portugal

A convite da Câmara de Vagos, uma comitiva da Turismo do Centro de Portugal (TCP), encabeçada pelo presidente, Pedro Machado, visitou a meio de maio a Aldeia do Boco – que integrou, recentemente, a Rede Aldeias de Portugal –, com objetivo de se inteirar do seu potencial turístico. Ao mesmo tempo, teve contacto com o seu património, tradições e comunidade, participando na experiência “Tradições nas Azenhas do Boco”.
“É essencial visitar, regularmente, todos os territórios da região, para conhecer em primeira mão o seu potencial turístico, que não cessa de surpreender. Este tipo de visitas permite-nos obter uma compreensão mais profunda e abrangente dos diferentes ativos turísticos da região, incluindo aqueles que são menos conhecidos do público em geral”, frisou Pedro Machado.
O presidente do TCP teve a oportunidade de percorrer a pé parte do Trilho das Levadas das Azenhas do Boco, que passa por dezenas de azenhas e moinhos, alguns ainda em funcionamento. Depois, na Azenha da Ti Luísa, participou, com a sua equipa, na confeção de Broa Mimosa, desde a moagem do milho à colocação no forno, passando pela preparação da massa. O almoço típico servido à comitiva foi preparado pela Confraria Sabores da Abóbora e consistiu em Carneiro de Santo Inácio.
Para Pedro Machado, a Aldeia do Boco “reúne uma série de características que a tornam um destino privilegiado: a beleza natural dos seus percursos, as experiências gastronómicas e a hospitalidade e simpatia dos seus habitantes”. “São características que podem ser colocadas ao serviço da população, através da atividade turística, ajudando a garantir que o turismo, no Centro de Portugal, seja equilibrado, sustentável e inclusivo, e que todos os locais podem beneficiar de oportunidades que o turismo pode trazer”, acrescentou o presidente do TCP.
A visita da equipa do TCP foi acompanhada por Silvério Regalado, presidente da Câmara, assim como pelos restantes membros do seu executivo, e, ainda, por Nelson Cheganças, presidente da Junta de Freguesia de Soza, e por Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada.
S.F.

Sugestões de notícias