NO CONCELHO

Vagos volta a receber a “maior competição de dança desportiva” do país

Pavilhão Municipal Dr. João Rocha recebe o evento que vai reunir cerca de 1500 atletas, oriundos de 70 países

O primeiro dia da sexta edição do RF Vagos Open, que decorre entre 28 e 29 de outubro, vai ter “casa cheia”. Essa foi a garantia dada pela organização, aquando da apresentação pública do evento que é considerado “a maior competição de dança desportiva realizada em Portugal” e que vai receber 1500 atletas, oriundos de 70 países. O palco vai ser, como tem sido habitual, o Pavilhão Municipal Dr. João Rocha e a organização está a cargo da escola Ritmo das Formas, sedeada em Vagos, em parceria com a Câmara Municipal.
Reconhecido pela Federação Mundial de Dança Desportiva e pela Federação Portuguesa de Dança Desportiva, o RF Vagos Open vai congregar dois Campeonatos do Mundo, nas categorias de júnior e de sénior, na vertente de danças latinas. Os juniores competem no sábado e os seniores no domingo. Segundo a Autarquia, o evento “está a gerar uma forte expectativa no espectro da dança desportiva a nível nacional e internacional”, estando “já garantida presença de meios de comunicação social audiovisuais de várias proveniências mundiais”.
Durante os dois dias de evento, vão ser disputadas várias provas nacionais e internacionais, que são abertas a vários escalões etários, de alguns estilos de dança desportiva. A Câmara realçou, ainda, o facto de o RF Vagos Open atrair “à região e ao nosso país centenas de praticantes e milhares de simpatizantes desta modalidade, que aproveitam para visitar Portugal e conhecer a nossa cultura, gastronomia e turismo”. A Autarquia atribuiu um apoio financeiro à organização da competição, no valor de 25 mil euros, colaborando também com apoio logístico.
Depois de a venda antecipada de bilhetes ter terminado no passado dia 11, os ingressos para assistir à competição só podem ser adquiridos nos próprios dias do evento, na bilheteira do pavilhão desportivo, mediante disponibilidade. Os preços para assistir na bancada são de 15 euros, para o público geral, e de 7,5 euros para crianças com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos. As crianças até aos seis anos não pagam entrada.
Apesar de a sexta edição do RF Vagos Open ainda não se ter realizado, tanto a Federação Portuguesa de Dança Desportiva como a Câmara de Vagos já anunciaram que a sétima edição vai acontecer no próximo ano, também no final do mês de outubro.
S.F.

Sugestões de notícias