NO CONCELHO

Dois projetos vaguenses distinguidos no “Grande Prémio Autarquia do Ano”

“Vagos ajuda a Ucrânia” e “Vagos Sensation Gourmet” saíram vencedores nas respetivas categorias

O município de Vagos foi considerado “Autarquia do Ano”, no passado dia 18, em Lisboa, na categoria “Cultura e Património”, subcategoria “Gastronomia”, com o evento “Vagos Sensation Gourmet”. Na mesma cerimónia, também recebeu o “Grande Prémio” da categoria “Apoio Social”, subcategoria “Combate à Exclusão Social”, com a iniciativa “Vagos ajuda a Ucrânia – A Ponte”. Dessa forma, o município vaguense arrecadou o primeiro lugar de duas das 10 categorias a concurso, num evento que recebeu 90 candidaturas municipais.
Segundo uma nota da Câmara de Vagos, a apresentação das candidaturas “teve por base a relevância que cada um dos projetos, na sua área específica, teve, em 2022, na comunidade”, adiantando que as mesmas foram avaliadas por 11 jurados do Lisbon Awards Group, entidade organizadora do Grande Prémio Autarquia do Ano.
O “Vagos ajuda a Ucrânia” acabou por se sagrar campeão da sua categoria, devido ao apoio que o município prestou aos refugiados oriundos de território ucraniano, logo após o início da guerra. No total, o concelho acolheu 100 pessoas que vieram da Ucrânia, alojando-as e integrando-as no município, nomeadamente através do ensino de Língua Portuguesa e da colocação das crianças nas escolas. Ao mesmo tempo, as pessoas refugiadas foram também orientadas para integrar o mercado de trabalho.
No que diz respeito ao “Vagos Sensation Gourmet”, em causa esteve a edição do ano passado do festival gastronómico, denominada “Best Edition”, como homenagem ao malogrado chef Joe Best. O evento é organizado pela Câmara, em parceria com a +Sensation Gourmet, e tem tornado a Vagueira, todos os anos, epicentro do que melhor se faz ao nível gastronómico, promovendo a riqueza cultural do município.
O prémio “Autarquia do Ano” aconteceu pela quarta vez e tem distinguido, anualmente, autarquias nas categorias “Apoio Social”, “Cultura e Património”, “Democacria, Igualdade e Participação Cívica”, “Desporto e Vida Saudável”, “Economia”, “Ecologia e cuidados dos animais”, “Mobilidade, “Educação”, “Segurança e Proteção Civil”, “Turismo”, “Urbanismo e Espaços Verdes” e, ainda, “Saúde e Bem-Estar”. As distinções são atribuídas pela organização subdivididas por “Grande Prémio”, “Prémio” e “Menção Honrosa”.
S.F.

Sugestões de notícias