NO CONCELHO

Moinhos e azenhas foram palco de aprendizagens e confraternização

Programa “Moinhos Abertos – Vagos” decorreu ao longo de quatro dias recheados de atividades e experiências. Iniciativas lotaram

Aprendeu-se a fazer Broa Mimosa e Pão de Cornos. Visitaram-se moinhos e conheceram-se os processos de moagem. Degustou-se vinho da Bairrada, provaram-se muitos sabores vaguenses e ouviram-se contos e histórias. Foi assim que dezenas de pessoas usufruíram de um extenso programa, ao longo de quatro dias, no âmbito da celebração do Dia Nacional dos Moinhos, que se comemora a 7 de abril. Os moinhos e as azenhas encheram-se de vida, de risos e de confraternização, junto da natureza.
O Município desafiou os proprietários dos moinhos do concelho a desenvolverem atividades e experiências turísticas, para integrarem a programação da iniciativa de âmbito nacional “Moinhos Abertos”, promovida pela Rede Portuguesa dos Moinhos. E o repto foi aceite. Por isso, nos dias 7, 8, 15 e 16 de abril, os moinhos foram palco de inúmeras iniciativas, participadas por dezenas de pessoas.
Foi na Azenha da Ti Luísa, na Aldeia do Boco, que, no dia 7, os participantes puderam conhecer de perto o processo de fabrico da Broa Mimosa, desde a moagem do milho à chegada à mesa, passando, inevitavelmente, pela confeção da massa e pela sua colocação no forno. E foi também aí que os mais visitantes mais novos puderam aprender como se transforma o milho em farinha. Enquanto a massa levedou, o grupo fez uma caminhada pelo Vale do Boco, apreciando a natureza local.
“Almoce na Azenha” foi o convite feito para o dia seguinte, 8 de abril, que decorreu também na Aldeia do Boco, assim como a oficina “Pão de Cornos na Azenha”. Antes do almoço, os participantes ajudaram na confeção da Sopa do Moleiro, que depois brilharia à mesa com os seus legumes, carnes e chouriças. E, enquanto a sopa cozinhou, na Quinta das Azenhas do Boco, toda a gente rumou aos vales e levadas das redondezas, numa caminhada.
Já durante a tarde, quem se inscreveu na oficina pode amassar o Pão de Cornos, levá-lo ao forno e prova-lo, no final, enquanto conheciam a história daquela iguaria.
O programa molinológico continuou no fim de semana seguinte, a 15 de abril, com o dia a começar com uma caminhada de 12 quilómetros pelo trilho de São Martinho, em Ouca. Logo depois, no Parque do Moinho e Azenha, houve atividades gratuitas para as famílias, com “contos no moinho” e jogos tradicionais, seguidos de um piquenique. Nesse mesmo dia, à tarde, a Eira da Ti Graça da Azenha Barreto, na Aldeia do Boco, recebeu uma prova de vinhos da Bairrada comentada. Os rojões e o pão de cornos acompanharam o vinho branco, o tinto e o espumante. O último dia de celebração dos moinhos, 16 de abril, foi marcado pela “Feira de Troca de Sementes”, na Lagoa de Calvão.
As iniciativas do programa Moinhos Abertos – Vagos foram promovidas pela Câmara de Vagos e contaram com a parceria de várias associações do concelho, entre as quais a Charcos&Companhia, a Confraria Sabores da Abóbora e a Associação Pró-Boco, além de terem sido promovidas em conjunto com as Juntas de Freguesia de Calvão, Ouca e Soza e com os proprietários dos moinhos e azenhas.
Cinco concelhos
O programa de celebração do Dia Nacional dos Moinhos integrou, também, a Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills, que foi oficialmente constituída em janeiro e que une os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos.
A Rota dos Moinhos, esclareceu a Câmara de Vagos, é um projeto que vai contemplar, numa primeira fase, “um investimento conjunto de 269 mil euros, 90% dos quais financiados pelo Turismo de Portugal”. Os cinco municípios propõem-se, no fundo, a trabalhar os moinhos e os elementos a si associados como um produto turístico. “Com a criação da Rota, pretende-se estruturar a oferta num produto turístico inclusivo, acessível e integrado, que permita aos visitantes uma experiência única”, frisou ainda a autarquia.
No total, atualmente, nos cinco concelhos que compõem a Rota, existem 25 moinhos visitáveis, para os quais estão a ser preparados programas e experiências, fruto de um trabalho que será feito em rede.
S.F.

Sugestões de notícias