NO CONCELHO

Dançarinos de 26 países competiram no Vagos Open

Dupla moldava sagrou-se campeã da Europa de Dança Desportiva, no Pavilhão Municipal Dr. João Rocha Pai

Durante três dias, o Pavilhão Municipal Dr. João Rocha Pai foi palco de dança. A quinta edição do RF Vagos Open contou com o Campeonato da Europa de 10 danças e juntou atletas oriundos de 26 países, entre os quais, alguns dos melhores dançarinos a nível mundial. Ao primeiro lugar do pódio subiram os moldavos Vladislac Untu e Polina Baryshnikova, como campeões da Europa de Dança Desportiva, na vertente 10 danças, e os espanhóis Guillem Pascual e Diandra Aniela Illes, que venceram o título do Open Mundial de Latinas.

A pista de dança foi especialmente preparada para a competição, no interior do Pavilhão Municipal Dr. João Rocha Pai, que acolheu o RF Vagos Open entre os dias 16 e 18 de setembro. E a organização do evento esteve a cabo, uma vez mais, da Ritmos e Formas – Club de Dança e do município de Vagos.

No primeiro dia, sexta-feira, brilharam os atletas mais novos, dos 16 aos 18 anos, no Campeonato Aberto Standard, seguidos dos mais seniores, no Open Mundial, nas variantes “standard” e danças latinas. E a primeira novidade do fim de semana surgiu nesse dia, com a realização, pela primeira vez, do Campeonato Nacional de Breaking, uma modalidade olímpica que trouxe a Vagos toda a irreverência da dança urbana.

Mas o momento mais alto dos três dias estava reservado para a tarde de sábado, com a cerimónia de abertura do Campeonato da Europa na variante de 10 danças, que contou com uma interpretação do hino nacional pela voz da cantora Sara Silva, a anteceder a entrada dos pares de atletas que começaram a competir pouco depois. Os moldavos Vladislav Untu e Polina Baryshnikova viriam a sagrar-se campeões, tendo a dupla polaca de Armand Fazullin e de Klaudia Ivanska arrecadado o segundo lugar, seguidos, na terceira posição do pódio, pelos dinamarqueses Errol Williamson e Ami Williamson.

Pole dance foi surpresa

No domingo, terceiro e último dia do RF Open Vagos, aconteceram mais competições, em várias vertentes da dança. Mas a organização tinha uma surpresa reservada para a parte da tarde: uma demonstração de “pole dance”, vulgarmente conhecida em Portugal como “dança do varão”. Com a chancela da Associação Portuguesa de Varão Desportivo, o par que vai representar Portugal no campeonato do Mundo da especialidade, Miguel Areias e Melina Kyiam arrebatou a pista.

O final do dia foi ocupado com as finais do Open Mundial de Danças Latinas, do qual saíram vencedores os espanhóis Guillem Pascual e Diandra Aniela Illes. O segundo lugar do pódio foi ocupado pelos alemães Artur Balandin e Anna Sakura e, no terceiro lugar, ficaram os checos Thomas Gal e Sabina Karaskova.

S.F.

Sugestões de notícias