DESPORTO

 Projeto:  AE VAGOS – uma Escola que também é clube náutico

Em fevereiro de 2020 o AEV apresentou uma candidatura, no valor de 25 mil euros, ao programa de apoio às iniciativas para a educação e literacia dos oceanos, financiado pela eea grants (Noruega, Islândia e Liechtenstein) e tutelada pela DGPM (Direção Geral de Políticas do Mar).

Com a sua aprovação, o projeto foi executado durante 2021 e 2022, pelo que se encontra em fase de conclusão e se justifica também a prestação de contas à comunidade (uma vez que, semestralmente, se apresentam relatórios à entidade financiadora).

O programa pretende contribuir para a sensibilização da sociedade em geral e das comunidades escolares para os principais problemas que afetam os oceanos e o projeto “AE Vagos-uma Escola que também é clube náutico” pretende a promoção dos desportos náuticos em ambiente escolar e assenta em 3 eixos:

i)generalização da prática das modalidades náuticas pela população escolar;

ii) generalização de iniciativas dirigidas à comunidade;

iii) prática de rendimento e competição escolar e federada em canoagem,  vela e surf.

Para Canoagem, foram adquiridos 4 caiaques K1 e 1 K2; para Vela, foi adquirido um veleiro SPA-12 e para Surf, foram adquiridas 7 pranchas, tudo com um valor total de 13 mil euros. Foram, também, contratados 4 treinadores de modalidades náuticas, pagos com a restante verba.

Em termos operacionais, o AEV realizou 185 visitas de turmas ao Centro Náutico, correspondendo a 3933 utilizadores pontuais, a que acresceram 3493 alunos em atividades regulares (treinos semanais de surf, canoagem e vela). Foram, portanto, quase 7500 os utilizadores (pontuais e regulares), bem revelador da grande dinâmica criada. Por modalidades, o AEV teve inscritos em canoagem 66 alunos do DE e 37 na Federação; em Surf, 73 inscritos no grupo escolar e 45 na Federação (VSC) e na Vela, houve 15 inscritos no grupo-equipa escolar.

Sugestões de notícias