NO CONCELHO

Câmara faz balanço “muito positivo” do “Animar o Verão”

De julho a setembro, a autarquia estima que tenham passado pelo Largo Parracho Branco, na Vagueira, “dezenas de milhares de pessoas”

Chegou ao fim, a 10 de setembro, o programa “Animar o Verão”, que levou à praia da Vagueira, desde julho, dezenas de atividades culturais e desportivas. No final, a Câmara de Vagos, organizadora do evento, disse que o mesmo teve “um saldo muito positivo”.

Segundo a autarquia, a programação deste ano foi “encarada com enorme vontade de fazer acontecer e com forte expectativa quanto aos resultados”, após dois anos condicionados pela pandemia de covid-19.

Concertos de artistas nacionais e regionais, atividades desportivas, um evento gastronómico, uma biblioteca de praia e várias outras atividades. De tudo isso foi feito o “Animar o Verão”, uma iniciativa que a Câmara estima ter sido participada por “dezenas de milhares de pessoas”. O objetivo, frisa a autarquia, foi “proporcionar bons momentos a todos os vaguenses, por um lado, mas também a todos quanto escolheram o concelho de Vagos para fazerem as suas férias e, muito particularmente, aos nossos emigrantes, que, depois de mais um ano de trabalho, regressaram à sua terra-natal para rever amigos e família”.

O programa terminou, no segundo sábado de setembro, com a atuação da Banda Vaguense, que subiu a palco acompanhada pelos artistas locais Verónica Matias, Andreia Alferes, Stephanie Espadilha, Jonathan Margarido, João Santos e Fábio Rocha, interpretando músicas nacionais e estrangeiras conhecidas por todos os presentes. O espetáculo aconteceu no Largo Parracho Branco, local do epicentro da maior parte das atividades, com concertos todas as quartas-feiras.

No balanço final, a Câmara destacou também a aposta que fez nos artistas vaguenses, frisando que, após os dois anos de pandemia, se “redobrou o apoio aos artistas locais dentro do programa ‘Animar o Verão’, através de atuações que aconteceram às sextas-feiras à noite e aos sábados, ao fim da tarde, num contexto mais intimista”.

Ao mesmo tempo, outra das apostas da autarquia passou pela sensibilização ambiental. No âmbito da mesma, a iniciativa “Piquenique com as estrelas” levou à Ponte de Vagos mais de 300 participantes e, na Vagueira, a atividade “O Mar Contra-Ataca” procurou, através da criação de personagens marinhas que “emergiam” do mar – e que interagiam de forma divertida com os banhistas – sensibilizar a população para a necessidade de preservação do oceano.

S.F.

Sugestões de notícias