NO CONCELHO

Aprovado o projeto da ligação da Zona Industrial à A17

Percurso será construído em quatro troços e terá cinco rotundas ao longo da via, nos cruzamentos e entroncamentos

O projeto de execução da ligação na Zona Industrial de Vagos (ZIV) à A17 foi aprovado, em janeiro, pela Câmara Municipal. Em causa está um investimento há muito prometido, que vai ter um custo estimado de 5,8 milhões de euros. Naquela que foi a sua última reunião de executivo enquanto edil, Silvério Regalado avançou publicamente com pormenores sobre o projeto, que, nas suas palavras, “representará uma significativa mais-valia para as empresas sedeadas no concelho”.
O projeto agora aprovado prevê que a ligação seja feita em quatro troços, conectados entre si. Com início na ZIV, o percurso passa pelo Caminho dos Cavaleiros, liga-se ao cruzamento com a Estrada Nacional 109, em Santo André de Vagos, e faz aí a junção com a A17. A situação de construção encontrada, segundo a Câmara, passa pela edificação de cinco rotundas ao longo da via, “nos cruzamentos e entroncamentos mais relevantes”. Além disso, está previsto todo o percurso ser acompanhado por uma ciclovia.
O investimento total vai rondar os 5,8 milhões de euros, com financiamento previsto, de acordo com informação prestada com a autarquia, “por fundos comunitários, ao abrigo do quadro Portugal 2030, em cerca de dois milhões de euros”.
“Esta é uma obra de grande importância estrutural para o concelho no seu todo, mas com especial enfoque nos empresários e nas suas empresas, na capacidade logística que vão ganhar depois da conclusão da mesma”, sublinhou Silvério Regalado, aquando da aprovação.
Apesar de só agora o seu projeto de execução ter sido aprovado, a ligação em causa encontra-se prevista no Plano Diretor Municipal desde 2009. E o executivo camarário recordou que “esta obra já teve o seu início efetivo, nomeadamente através da desafetação de mais de 400, de um total de 485, parcelas de terreno por auto de expropriação amigável.
“Com esta empreitada, o município de Vagos vai ter uma localização mais privilegiada, o que pode potenciar a atração de investimento para este polo industrial”, realçou, ainda, o autarca, atualmente já fora da Câmara, por ser candidato à Assembleia da República, pelo círculo eleitoral de Aveiro do PSD.

S.F.

Sugestões de notícias