NO CONCELHO

Em nove anos foram recolhidos das ruas e adotados 933 animais

Dados foram revelados pela Câmara na última Assembleia Municipal de Vagos

Nos últimos nove anos, desde 2013, já foram retirados das ruas de Vagos 933 animais errantes – na sua maioria cães –, que posteriormente foram entregues para adoção. Os dados foram revelados por Silvério Regalado, presidente da Câmara, na última sessão da Assembleia Municipal de Vagos.

“Em 2021, foram feitas 145 adoções. E, este ano, já foram recolhidos e dados para adoção 224 animais”, assegurou o autarca, que sublinhou o facto de a Autarquia oferecer “a esterilização, o chip e a vacinação”.

Relativamente às matilhas da Praia da Vagueira, que têm motivado muitas queixas junto da Câmara – e que foram alvo de discussão, também, na anterior sessão da Assembleia Municipal, Silvério Regalado adiantou que “estão a ser construídos três parques de matilhas”, junto à Gaticão. O edil explicou, ainda, que já foram colocadas duas armadilhas na Vagueira, uma em julho e outra em agosto. “Quando os animais estiverem ensinados para ir às armadilhas, serão capturados pelos métodos autorizados pela Direção-Geral da Alimentação e Veterinária, chipados e colocados nos parques de matilhas”, acrescentou.

Para Silvério Regalado, no cerne do problema dos animais errantes estão as limitações impostas pela lei. “Este é um problema que só seria resolvido se fosse possível fazer com os cães o que é permitido fazer com os gatos: recolher, esterilizar e devolver à rua. Mas não é possível. No caso dos cães, quando são recolhidos não podem ser devolvidos e têm, obrigatoriamente, que ser dados para adoção”, sublinhou o autarca.

S.F.

Sugestões de notícias