NO CONCELHO

Tradições para reviver na Aldeia do Boco

Os dias 29 e 30 de julho serão destinados a atividades e experiências turísticas relacionadas com a tradição da aldeia

Broa Mimosa, azenhas e moinhos são sinónimos de Aldeia do Boco. É por isso, e por muito mais, que o evento “Reviver a Aldeia do Boco” vai acontecer, nos dias 29 e 30 de julho, com organização da Câmara Municipal de Vagos, em parceria com a associação PRO.BOCO. O objetivo, dizem os promotores do mesmo, é “valorizar o património desta aldeia de Portugal e dar a conhecer algumas das tradições e a gastronomia local”. Algumas das atividades serão gratuitas, outras carecem de pagamento e de inscrição – com vagas limitadas.
A gastronomia local e a poesia são os temas para o primeiro dia de atividades. Por isso, à tarde, os participantes poderão colocar as mãos na massa e cozer Broa Mimosa, típica da Aldeia do Boco, além de irem passear pelos moinhos e de serem levados a provar produtos locais, na “Oficina de Broa Mimosa”. A atividade é limitada a 25 pessoas, com inscrição obrigatória e um preço entre os 3,25 euros – para crianças, dos cinco aos 10 anos, sendo gratuito até aos cinco – e os 6,50 euros, para adultos. Logo de seguida, às 18.30 horas, a Eira da Ti Graça, da Azenha Barreto, recebe uma declamação de poemas do poeta popular local “O Faca”, numa atividade gratuita e isenta de inscrição.
O sábado à noite, a partir das 20 horas, conta com a atividade “Jante no arraial”, um jantar onde será possível provar a gastronomia típica e que decorrerá no Largo da Capela do Boco. O menu inclui “entradas à moda do Boco, Carneiro de Santo Inácio e doces à moda antiga”. O jantar será acompanhado, ainda, por momentos de animação, protagonizados pela Banda do Boco e Amigos e pela Turma do Ukelele, da Universidade Sénior de Vagos. Com limite de 40 participantes, a atividade tem inscrição obrigatória e custa 20 euros, para adultos, sendo que as crianças, dos cinco aos 10 anos, pagam 10 euros.
No domingo, a animação começa cedo, pelas 9.30 horas, com a recriação “Há Vida no Vale!”, onde será recriada a vida de um moleiro nas Azenhas do Boco. De seguida, na Azenha Ti Luísa, será retratado “O trabalho do moleiro” e, na Azenha Barreto, “O dia-a-dia familiar”. A atividade conta, ainda, com uma caminhada no vale do Boco, onde os participantes poderão assistir, pelo caminho, a diversas encenações sobre a vida naquele local, tais como “o lavar da roupa na levada”, “ir buscar água à fonte”, “apanhar erva”, “encher as dornas” e “contar/abicar canas”, divulgou a organização. A participação é gratuita, mas carece de inscrição.
A última atividade do evento acontece à hora de almoço, com um “Piquenique no Moinho”, no Parque de Merendas do Boco, para o qual os participantes deverão levar o seu farnel e uma manta. No entanto, a comissão de festas local terá à venda pernil assado e bebidas. Também é necessária inscrição, que pode ser feita no site da Câmara.
S.F.

Sugestões de notícias