ECO DA SANTA CASA

Não sou o Super Homem…

Nem quero ser!

Quando nos apoiamos na ideia de respondermos a todas as frentes como se tudo fosse uma emergência, o gasto de energia é enorme e o que fazemos fica sempre aquém daquilo que verdadeiramente conseguimos. Ou seja, é quando estamos mais tranquilos, num momento de lazer, baixamos guardas ou em plena gargalhada com amigos, que a nossa mente fica mais clara e encontra as soluções que precisávamos.
Neste artigo queremos ajudá-lo a evitar o desgaste em todos os sentidos e para isso deixamos algumas estratégias:
Elabore um esquema de todas as tarefas que tem para fazer, assinalando o que já foi feito. Mas seja razoável consigo mesmo, há tarefas que não precisam de ser realizadas hoje!
Saiba parar! Saiba escutar os sinais do seu corpo que lhe ditam os seus limites.
O ar do balão das emoções deve ser libertado aos poucos, sejam elas emoções positivas ou negativas. Se formos guardando (enchendo o balão), normalmente com os sentimentos negativos (tristeza, raiva, aborrecimento, medos e angústias), sujeitamo-nos a que o balão rebente de forma explosiva e desajustada.
Fale com pessoas da sua confiança ou com pares que partilhem as mesmas vivências que você.
Realize atividades do seu interesse e que lhe deem prazer. Um cuidador que esteja bem de saúde e que se sinta bem, com energia, toma melhores decisões e enfrenta melhor as dificuldades.
Seja realista! Há coisas que não conseguimos mudar, nem é esse o objetivo.

Equipa Memorizar

Sugestões de notícias