NO CONCELHO

A magia do Natal permanece na vila até ao fim do ano

“Vagos, o nosso Natal” é o evento que está a encher de cor o centro urbano, com carrósseis, música, teatro e vários espetáculos

O Pai Natal já chegou ao centro da vila de Vagos, mas os festejos da época natalícia só terminam no dia 30. “Vagos, o nosso Natal” é o evento que está a agitar o mês de dezembro por terras vaguenses. Há carrosséis, música, a Casa de Natal, animação de rua, teatro e vários espetáculos a acontecer, todos os dias. E não falta, também, um Mercadinho de Natal. A magia, ao que parece, está na rua.
Foi a bordo do mítico “Flint”, o carro pertença dos Bombeiros Voluntários de Vagos, que o único Pai Natal certificado da Península Ibérica – “Jackas” – chegou ao centro da vila, perante um mar de famílias. E chegou acompanhado pela Minnie e pelo Mickey, para gáudio dos mais pequenos, que puderam ver à sua frente, em tamanho real, figuras que habitualmente só preenchem os seus imaginários.
O momento “O Pai Natal inicia a sua viagem”, que será a despedida oficial do velho de barbas brancas, está agendada para o dia 23, às 15 horas, a partir do Largo da Biblioteca, passando pela Praça da Corredoura e pela Praça da República – os três locais onde decorre o Mercadinho de Natal. Mas, a partir daí, a festa continua sem sair do sítio, até ao final do mês.
Todos os dias – com exceção para o dia 25 – há várias atividades programadas, que podem ser consultadas em pormenor no site da Câmara. Para fazer as delícias dos mais pequenos, há carrosséis posicionados em vários locais do centro de Vagos. E estão marcadas várias oficinas artísticas, que decorrem sempre no Largo da Biblioteca, na Praça da Corredoura ou na Praça da República. “Onde está o Pai Natal?”, “O Inventor de Brinquedos”, “Histórias há muitas”, “O mundo dos Duendes”, “Outra Vez Natal?” e “Oh Oh Oh” são, por seu turno, as performances teatrais que constam do programa e que têm lugar, também, nos três espaços públicos.
No que aos espetáculos diz respeito, o Largo da Biblioteca vai receber, no dia 29, às 18 horas, “Histórias Contadas e Cantadas”, por Alda Casqueira. No dia 30, com duas sessões, às 16 e às 18 horas, será a vez da performance circense “Somnium Circus”. Também no dia 29, pelas 21 horas, o destaque vai para o concerto de Natal, que une a Musikgesellschaft Kaiseraugst, da Suiça, à Banda Vaguense. No dia seguinte, à mesma hora, a escola de música “Música Convida”, da Ponte de Vagos, faz o encerramento da programação do “Vagos, o nosso Natal”.

S.F.

Sugestões de notícias