NO CONCELHO

Vaguense João Martins e Miguel Araújo juntos em “Castelos de Papel”

Projeto é resultado do trabalho de doutoramento do arranjador natural de Vagos, que convidou o cantautor portuense para uma parceria

O músico e arranjador vaguense João Martins lançou, este mês de outubro, a primeira música do álbum que o une ao cantautor portuense Miguel Araújo. “Castelos de Papel” é a música de apresentação de “João Martins Ensemble & Miguel Araújo – Ao Vivo na Escola de Artes e Ofícios de Ovar”, um álbum cuja edição está prevista para o próximo dia 1 de dezembro.
Foi no âmbito do seu doutoramento na Universidade de Aveiro, que aborda o papel do arranjador na música popular portuguesa contemporânea, que João Martins convidou Miguel Araújo para a parceria. “Naturalmente, não me passou pela cabeça convidar outro cantautor que não fosse o Miguel, dado o nosso histórico de colaboração e, sobretudo, pela profunda admiração que tenho por ele. Deu-me um gozo gigante ter trabalhado estas canções do Miguel que, como é seu hábito, transportam sempre histórias incríveis, contadas através do seu olhar singular e talento inato”, deixou claro o vaguense João Martins, em comunicado.
Composto por sete canções da autoria de Miguel Araújo que receberam novos arranjos – entre as quais o inédito “Castelos de Papel” – o álbum foi gravado com uma formação instrumental pouco convencional, de 21 músicos, na Escola de Artes e Ofícios de Ovar, com o apoio do município local. Até dezembro, as novas versões das canções vão ser dadas a conhecer ao público, estando “Castelos de Papel” já disponível em todas as plataformas de streaming, com vídeo oficial no YouTube de Miguel Araújo.
“O João Martins e eu fazemos música juntos há muito tempo. Ele tem a capacidade de pegar nas minhas canções e, mantendo intacta a natureza primitiva com que elas vêm ao mundo, lhes oferecer uma dignidade muito singular, através daquilo que se pode chamar de ‘arranjo’, em sentido simultaneamente lato e estrito”, sublinhou, por seu turno, o cantautor portuense.
Miguel Araújo revelou, ainda, que as canções que compõe o novo álbum “fazem parte daquelas que se vão tresmalhando do rebanho” que é o seu reportório. “Uma delas inédita, escrita em 2015 para um filme. São canções que ficam, de facto, esquecidas. Este trabalho do João tem o mérito de, para além de tudo o resto, significar uma segunda vida para canções que foram amarelando com o tempo”, frisou o artista.
João Martins é multi-instrumentista, compositor e pedagogo e tem colaborado como músico e como arranjador com artistas como Miguel Araújo, Dino d’Santiago, António Zambujo, Pedro Abrunhosa, Os Quatro e Meia e muitos outros. É também docente na Universidade de Aveiro, onde assume a direção artística do Campus Jazz – Festival de Jazz da UA.
S.F

Sugestões de notícias