NO CONCELHO

Extensões de Saúde afinal podem não encerrar

Autarcas vaguenses apelam à manutenção dos cuidados de saúde em Covão do Lobo e na Gafanha da Boa Hora e acreditam que o Governo pode reverter decisão de fecho

As extensões de saúde de Covão do Lobo e da Gafanha da Boa Hora, que se soube, há dois meses, que estão em vias de encerrar, podem, afinal, não vir a fechar portas. A esperança surge depois de Rui Santos, presidente da Assembleia Municipal de Vagos, e de Silvério Regalado, presidente da Câmara, terem reunido com a Administração Regional de Saúde, com a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde e com o ministro da Saúde, em março. No entanto, o recém-constituído Grupo de Trabalho de Acompanhamento da Saúde da Assembleia Municipal de Vagos (AMV) voltou a apelar publicamente, este mês, aos decisores políticos, para que os mesmos tomem medidas urgentes que assegurem a prestação de cuidados de saúde primários à população de Covão do Lobo e da Gafanha da Boa Hora.

“Apela-se aos decisores da área da saúde para que, a bem da necessária cobertura em saúde da população vaguense, tomem medidas urgentes que permitam que as comunidades de Covão do lobo e da Gafanha da Boa Hora tenham acesso adequado a médico de família e aos demais cuidados de saúde primários, naquelas extensões de saúde”, pode ler-se numa tomada de posição que foi tornada pública pelo grupo de trabalho da AMV, constituído por representantes de todos os grupos municipais (PSD, CDS-PP, PS e Chega).

De acordo com o mesmo documento, foi deixado claro que, dos diversos contactos com as entidades competentes, “resultou uma boa recetividade às necessidades expostas pelos autarcas vaguenses e a disponibilidade para reverter a situação e não encerrar as extensões de saúde” que estão em causa.

 O grupo esclareceu, ainda, que está em curso uma reorganização dos serviços de saúde e que está prevista a criação de uma Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro – que agregará cuidados hospitalares e primários. E que também os cuidados primários em Vagos estão a ser objeto de reorganização, com a previsão da criação de uma nova Unidade de Saúde Familiar.

Apesar disso, o grupo de trabalho da AMV reiterou que “o acesso dos vaguenses aos serviços de saúde primários” é “uma prioridade máxima”. E, ainda, que “tendo em conta a realidade socioeconómica do concelho”, é “essencial manter em pleno funcionamento e ao serviço das populações as extensões de saúde de Covão do lobo e da Gafanha da Boa Hora.

S.F.

Sugestões de notícias