NO CONCELHO

“A Ponte” é a exposição que mostra a Vagos os rostos da Ucrânia

Conjunto de fotografias de pessoas refugiadas da guerra que estão em território vaguense está patente na Biblioteca Municipal, até ao final do mês de setembro

Na esperança de que Vagos tenha sido, e continue a ser, uma “ponte” para a paz, inaugurou-se, no final do mês de agosto, na Biblioteca Municipal João Grave, uma exposição fotográfica que mostra os rostos de alguns dos refugiados da guerra da Ucrânia que foram acolhidos no concelho. “A Ponte” é o nome do trabalho agora exposto e que pode ser visitado por todos, até ao final de setembro. Depois, seguirá para outros locais, onde também será exposta.
Ao longo de um ano, cada um dos protagonistas que figuram na exposição foi submetido a uma entrevista individual e a uma sessão fotográfica, com base na premissa “Quem és tu?”. Durante o processo, recorda a Câmara, “cada uma destas pessoas foi desafiada a falar de si mesma, através de uma narrativa individual com um guião aberto”.
Na sessão de inauguração, Silvério Regalado, presidente da autarquia vaguense, lembrou que o processo teve início em março de 2022, quando o município se disponibilizou para receber pessoas que fugiam da Ucrânia, após a invasão russa. “uma ação que, primeiro, tratou de resolver as necessidades básicas para, depois, proceder a uma integração o mais cabal possível dos cerca de 80 refugiados que recebemos, com atenção às suas diferenças culturais”, frisou o autarca. Silvério Regalado sublinhou, ainda, que o processo de integração “foi muito difícil, operacional e emocionalmente” e, ainda, que o mesmo “está estabilizado, mas não terminado, continuando o município a dar todo o apoio a estas pessoas, como dá a todas as outras”.
A exposição “A Ponte”, que permite a todos conhecer mais sobre a vida de quem escolheu Vagos para se refugiar da guerra, pode ser visitada no horário de expediente da biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12.30 horas e das 14 às 18 horas, assim como ao sábado, entre as 10 e as 13 horas. A partir do final do mês, o conjunto de fotografias partirá em itinerância para outros locais.
A inauguração contou, ainda, com a presença de Tiago Cardoso, em representação do Alto Comissariado para as Migrações, entidade que em cooperado com a Câmara de Vagos desde o início do processo de acolhimento.
S.F.

Sugestões de notícias