CONSULTÓRIO

Já olhou para os seus sinais?

A exposição solar excessiva é um dos principais fatores de risco para o cancro da pele. Dentro dos vários subtipos destaca-se o melanoma, que apesar de não ser dos mais frequentes, é dos mais agressivos. Segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro, em Portugal surgem cerca de 1500 novos casos de melanoma por ano. O sintoma mais comum é o aparecimento de um sinal suspeito: um sinal que já existia e está a mudar de aspeto ou o aparecimento de novos sinais. Assim, é importante conhecer e estar atento aos seus sinais.
Os sinais podem ter diversas apresentações: serem achatados/volumosos, redondos/ovais e podem aparecer ao longo da vida. Contudo, algumas características observadas podem nos ajudar a identificar um sinal suspeito, como a “regra ABCDE”: A– Assimetria: B- Bordo irregular; C- Cor (a cor não é uniforme), D- Diâmetro (sinal > 6 mm) e E – Evolução. Assim, um sinal assimétrico, com bordos irregulares, cores variadas, crescimento rápido ou com >6 mm de diâmetro deve ser motivo para procurar um especialista. Outro aspeto é o denominado “Sinal do patinho feio”, ou seja, um sinal com um aspeto distinto dos outros, deve também ser avaliado.
E como podemos prevenir o melanoma? É importante proteger a sua pele. Evitar a exposição solar prolongada e nas horas de maior calor, usar protetor solar e roupa adequada, e estar atento aos seus sinais. Estes são passos fundamentais na prevenção e deteção precoce do cancro da pele.
A. Raquel Dias
Médica Interna na USF Senhora de Vagos

Sugestões de notícias