CONSULTÓRIO

Ler diferente: a importância do Braille

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que há 2.2 biliões de pessoas no mundo com algum tipo de deficiência visual. A perda de visão pode levar a desigualdade e dificuldade de acesso à educação e ao trabalho.
As principais causas de deficiência visual e cegueira são erros refrativos não corrigidos (como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) e as cataratas. A maioria das pessoas afetadas tem mais de 50 anos, mas pode afetar qualquer idade. Por isso, não se esqueça da saúde dos seus olhos, procure ajuda especializada se verificar alterações na sua visão. O tratamento da perda de visão, vai variar de acordo com a causa, podendo passar desde o uso de óculos até ao tratamento cirúrgico.
Com o intuito de alertar para a importância de existirem formas de inclusão dos invisuais na sociedade, no dia 4 de janeiro celebra-se o Dia Mundial do Braille, que assinala o nascimento de Loius Braille, criador deste sistema.
O sistema Braille é um alfabeto gravado em relevo, formado por combinações de 1 a 6 pontos, e é a forma oficial de escrita e leitura das pessoas invisuais, sendo essencial no contexto da educação, liberdade de expressão, e inclusão social destas pessoas.
Alguns exemplos de produtos com impressão em Braille são os livros, folhetos e medicamentos. Por isso, da próxima vez que pegar numa caixa de medicamentos e vir uns pontos em relevo já sabe a sua utilidade.

A. Raquel Dias
Médica interna na USF Senhora de Vagos

Sugestões de notícias