CONSULTÓRIO

Enfermeiro de família- conhece o seu?

O enfermeiro de família é o profissional que “integrado na equipa multiprofissional de saúde, assume a responsabilidade pela prestação de cuidados de enfermagem globais a famílias, em todas as fases da vida e em todos os contextos da comunidade”. Presta cuidados de saúde individualizados, em todas as fases da vida, integrando e atuando no sistema familiar, promovendo o seu bom funcionamento.
Conhecer o seu enfermeiro de família é fundamental. Este é responsável pela promoção da saúde, como por exemplo nas diversas consultas de vigilância (saúde materna, saúde infantil, planeamento familiar, etc), na prevenção da doença, ao abordar os estilos de vida saudável, e na prestação de diversos cuidados aos diferentes membros da família, como no tratamento de feridas, vacinação, entre outras. Inclui ainda um contacto próximo com o utente como é o caso das consultas de enfermagem ao domicilio.
Com o objetivo de homenagear e reforçar a importância do Enfermeiro na prestação de cuidados de saúde à população, é celebrado o Dia Internacional do Enfermeiro a 12 de maio, sendo que esta data remete para o aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.
O Enfermeiro é um profissional de valor inestimável e contribui para a prestação dos melhores cuidados de saúde à população.

A. Raquel Dias, médica interna da USF Senhora de Vagos
Luísa Gandarez, enfermeira da USF Senhora de Vagos

Sugestões de notícias