Consultório
O Natal é uma época de reunião entre as famílias, muitas vezes associada à troca de presentes. Os apelos ao consumo surgem de diversas formas, como publicidade na televisão, nas ruas, em que grande parte é dirigida ao público infantil, estimulando o consumismo. Quando falamos das crianças é importante contrariar esta tendência e desde de cedo ensinar que a época de natal tem muitas vivências, significados e valores para além dos presentes.
Aproveitar esta altura para estimular a criatividade das crianças é uma boa opção, por exemplo envolvê-las na construção de presentes, como desenhos, postais, etc. É também uma oportunidade para que os adultos se envolvam nesta construção e, assim, passar tempo de qualidade em família.
Organizar uma troca de presentes entre as crianças, em que cada uma pode escolher um dos seus brinquedos que já não usa e trocar com outro de um irmão, primo, amigo, é uma forma de estimular a partilha e permite dar um novo uso aos brinquedos!
Outros tipos de trocas de presentes durante o Natal como fazer um amigo secreto em que cada um faz o presente a oferecer, permite presentear os outros sem cair no consumismo.
Converse com as crianças, explique que o Natal não são só presentes e marque esta data pelo afeto.
Não há nada de errado em dar presentes às crianças, desde que seja uma escolha consciente dos adultos. Mas, mais do que o presente em si, é importante a presença e partilha de momentos!
A Raquel Dias, médica interna na USF Senhora de Vagos