NO CONCELHO

Campanha “O Afonso Alerta” lançada para prevenir perigos balneares

Nome da iniciativa é uma homenagem da Câmara de Vagos ao jovem que morreu, no ano passado, na praia da Vagueira

Afonso Cardoso, de 14 anos, morreu em junho do ano passado, no mar da praia da Vagueira, numa zona não vigiada. Agora, um ano volvido, o ex-aluno do Colégio Nossa Senhora da Apresentação de Calvão dá nome a uma campanha de sensibilização para os perigos da época balnear, lançada pela Câmara de Vagos, no início do mês, junto de mais de 1000 estudantes do 3º ciclo e do ensino secundário, que frequentam as escolas do município. “O Afonso Alerta” vai estar presente nas praias o verão todo, com conselhos para que novas tragédias não se repitam.
Silvério Regalado, presidente da Câmara, adiantou que o nome da campanha “resulta de uma promessa feita à família do Afonso, para que a tragédia que ele sofreu possa, de alguma forma, contribuir para que outros jovens possam ficar mais sensibilizados e, assim, evitar situações de risco”.
Os agueiros existentes no mar, nas praias da região, estiveram em destaque no lançamento da iniciativa “O Afonso Alerta”, com Vítor Conceição Dias, comandante da Capitania do Porto de Aveiro, a dirigir a sua intervenção para o perigo que os mesmos representam, dando dicas de “como os identificar e o comportamento que se deve ter numa situação deste tipo”.
Miguel Sá, coordenador municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal, também deu uma atenção especial à questão dos agueiros e aos comportamentos que devem ser adotados pelos jovens, nomeadamente, em caso de emergência, ser importante chamar o nadador salvador ou ligar, no imediato, para o 112, quando se depararem com alguém que esteja na água em aflição.
“Respeito é mesmo a palavra a utilizar em termos de prevenção. Tudo o que existe pode servir para efeitos, simultaneamente, positivos ou negativos, dependendo do uso que cada um de nós lhe queiramos dar”, sublinhou, por seu turno, Luís Oliveira, diretor do colégio que Afonso Cardoso frequentava, recordando aos jovens presentes a tragédia que vitimou o colega. “Que não volte a suceder. Isso só acontecerá se todos cumprirem as medidas de prevenção”, frisou o diretor.
Na sessão de apresentação da campanha, foram deixados aos jovens vários conselhos, para disfrutarem da época balnear – que teve início a 10 de junho – em segurança. E Hugo Martinho, diretor do Agrupamento de Escolas de Vagos, referiu que “tem existido, ao longo do tempo, uma preocupação de todos os alunos saberem nadar e frequentarem aulas de natação”.
A campanha “O Afonso Alerta”, segundo a Câmara, vai nortear “toda a estratégia de prevenção no que toda à boa utilização das praias diz respeito daqui em diante” e terá “ações diretas junto da comunidade escolar”.
S.F.

Sugestões de notícias