NO CONCELHO

BREVES fevereiro 2024

JUSTIÇA

Três homens, de 44, 45 e 50 anos, foram detidos num campo, na freguesia de Calvão, por dano contra a natureza, quando alegadamente se encontravam a capturar ilegalmente pintassilgos. O caso aconteceu no final de janeiro e foi o resultado de uma ação de patrulhamento dos militares do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), da GNR de Aveiro. Segundo fonte policial, os três homens utilizavam uma rede denominada por “rede invisível”, com cerca de 15 metros de comprimento, e outra conhecida por “palma”. Ambos os materiais foram apreendidos, assim como quatro pintassilgos – que, após serem resgatados, acabaram por ser entregues no Parque Biológico de Gaia.

ANIVERSÁRIO
O Grecas – Associação Desportiva e Cultural de Santo António de Vagos comemorou, no final de janeiro, o seu 46º aniversário. Num jantar comemorativo que bateu recordes, com 300 participantes, estiveram presentes representantes de várias entidades, assim como atletas, treinadores e familiares. A festa contou, ainda, com uma homenagem a treinadores e atletas das equipas principais, masculina e feminina, e com a entrega de lembranças a todos os que participaram pelo clube em campeonatos.

DESPORTO
A Quinta do Ega encheu-se, na passada quinta-feira, 22 de fevereiro, para receber a edição deste ano do Corta-Mato Escolar, onde participaram centenas de alunos, oriundos de várias escolas do distrito de Aveiro. Tiveram acesso à final distrital os alunos que se classificaram nos seis primeiros lugares das competições de cada escola. A atividade foi da responsabilidade da Coordenação Local do Desporto Escolar de Aveiro, apoiada pela Câmara Municipal, pelo Agrupamento de Escolas de Vagos e pelo Agrupamento de Escolas de Esgueira.

FORMAÇÃO
“Técnicas de Pintura a Aguarela” é a próxima formação a decorrer na Biblioteca Municipal João Grave, resultado de uma parceria com a CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património. Ministrada por Sandra Ferro, professora e artista plástica vaguense, a formação terá início a 4 de março e decorre até 8 de abril, tendo uma duração total de 50 horas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do e-mail biblioteca@cm-vagos.pt. O horário do curso é às segundas e quartas-feiras, das 18.30 às 22 horas, assim como em alguns sábados (9 e 23 de março e 6 de abril), das 9 às 13 horas. A frequência na formação obriga ao pagamento de um “kit” de materiais.
S.F.

Sugestões de notícias