NO CONCELHO

Vagos Sensation Gourmet promete “viagem” pelos Descobrimentos

Evento que decorre de 30 de junho a 2 de julho será também homenagem à “mãe” da cozinha tradicional, Maria de Lourdes Modesto

A tradição, a memória e a modernidade voltam a aliar-se para mais uma edição do Vagos Sensation Gourmet, o festival gastronómico que decorre, de 30 de junho a 2 de julho, na praia da Vagueira. No início do mês, foi apresentado o mote deste ano: “O Receituário e a rota pelos Descobrimentos”. Ao mesmo tempo, segundo a organização do evento, a edição deste ano será também um tributo àquela que é considerada a “mãe” da cozinha tradicional portuguesa, a gastrónoma Maria de Lourdes Modesto, que faleceu no ano passado, aos 92 anos.
“O Vagos Sensation Gourmet une as gentes da terra e os cozinheiros amadores do município aos mais conceituados chefs nacionais. Em sintonia, comprometem-se a mostrar que a cozinha tradicional portuguesa é repleta de histórias, de irreverência e, sobretudo, de rigor e de ousadia na escola dos melhores produtos”, sublinha a organização, que conta com parceria com a Câmara Municipal.
Os chefs Michelin Michel Van Der Kroft, Javi Oleros e António Loureiro vão marcar presença na edição deste ano do Vagos Sensation Gourmet, que contará também com outros nomes internacionais, entre os quais Rodrigo Oliveira, novo jurado do Masterchef Brasil. Joana Barrios, Ann Kristin e Jefferson Dias – que foi eleito “Cozinheiro do ano 2023” – são alguns dos nomes nacionais que integram o programa.
Workshops, showcookings, degustações, palestras e provas comentadas são algumas das iniciativas que vão decorrer ao longo dos três dias de Vagos Sensation Gourmet. E haverá, ainda, animação musical. A entrada no festival é gratuita, apesar de os workshops requererem inscrição prévia. No entanto, a organização sublinha que “para poder usufruir de todas as experiências do evento, e das iguarias preparadas pelos chefs, é necessário adquirir o ‘kit’, no valor de seis euros, que inclui copo de prova e o tão famoso garfo que caracteriza o evento e a praia da Vagueira”.
As instalações da Porcelanas Costa Verde receberam a apresentação da oitava edição do evento gastronómico, onde não faltaram carapaus, confecionados pelo “Ti João da Murtosa” e pelo chef Paulo Paiva, que serviram como aperitivo do que os visitantes do Vagos Sensation Gourmet vão saborear, aquando da realização do mesmo. Entre várias entidades, a sessão contou também com a presença de João Paulo Sousa, apresentador de televisão e atual “embaixador” da iniciativa.
A Costa Verde aproveitou a ocasião, também, para lançar um prato ambientalmente sustentável, feito com recurso a lamas, que resultam dos desperdícios da produção de louça.
S.F.

Sugestões de notícias