NO CONCELHO

Vagos já reduziu entre 20 a 25% a fatura da luz

Street Lights at Dusk

Decréscimo foi possível, segundo a Câmara, devido ao recurso de telegestão da iluminação pública

O município de Vagos já conseguiu poupar entre 20 a 25% da sua fatura da luz. Os números foram apresentados, recentemente, pela Câmara Municipal, após um estudo de caso da empresa Globaltronic, que teve como foco o território do concelho vaguense.
“O sistema de telegestão da iluminação pública, instalado no concelho de Vagos em 2021, já fez com que a fatura da luz fosse reduzida entre 20 a 25 por cento”, adiantou Luís Duarte, administrador da Globaltronic, numa sessão que decorreu no Espaço Museológico da Vagueira. “As luminárias que foram instaladas revelam-se desde já benéficas, mas subsiste o objetivo de ir buscar uma maior redução nos consumos energéticos”, acrescentou Luís Duarte.
De acordo com Silvério Regalado, presidente da Câmara de Vagos, o sistema de telegestão permite a programação dos perfis horários, durante o período de funcionamento da iluminação pública, “tendo em conta a quantidade de pessoas que por ele circulam”. O autarca acrescentou, ainda, as “múltiplas potencialidades do sistema, nomeadamente a possibilidade de o próprio cidadão poder com ele ter interação” e sublinhou que o mesmo é importante “quer ao nível da poupança de energia, quer da qualidade de vida dos cidadãos”.
Na sessão, o caso de Vagos foi apresentado enquanto Smart City (Cidade Inteligente), no âmbito de uma receção, por parte da Associação de Empresas para uma rede de Inovação em Aveiro, de uma comitiva com 30 pessoas, que juntou entidades europeias e do Brasil. Estiveram presentes representantes das cidades de Amesterdão (Holanda), Dublin (Irlanda), Maceió e Curituba (ambas no Brasil) e, ainda, um representante da Flandres (Bélgica) e outro da Baviera (Alemanha).
As Smart Cities, por definição, tratam-se de cidades que investem na tecnologia, para que o seu uso seja feito de forma sustentável, beneficiando os cidadãos e o planeta. O objetivo, explicou a Câmara de Vagos, é “a sustentabilidade e a poupança de recursos energéticos”, “de vital importância no presente, contribuindo para assegurar, de igual forma, o futuro”.
S.F.

Sugestões de notícias