NO CONCELHO

Os mais novos tiveram voz na primeira Assembleia Municipal Jovem

Problemas infraestruturais nas escolas e a falta de transportes foram queixas dos jovens

O Centro de Educação e Recreio recebeu, no início do mês, a primeira Assembleia Municipal Jovem. A sessão permitiu a um total de 26 alunos, oriundos das escolas do concelho, apresentarem ao município problemas que querem ver resolvidos, assim como avançar com sugestões que consideram serem melhorias para a vida dos jovens no concelho.
Francisco Ribeiro, aluno do Agrupamento de Escolas de Vagos – que participou na Assembleia com um total de nove jovens – apresentou queixas sobre problemas estruturais existentes na Escola Secundária de Vagos, nomeadamente, em relação aos balneários e ao telheiro da escola, que, no seu entender, necessitam de intervenção. O aluno aproveitou a oportunidade, ainda, para apresentar a sugestão de um projeto que consistiria num dia de intercâmbio entre as três entidades educativas do concelho, de modo a fomentar a relação entre os alunos. E sugeriu, também, que sejam possibilitadas aos estudantes imigrantes de Vagos oportunidades de visitarem pontos turísticos e de interesse do município.
Rui Santos, presidente da Assembleia Municipal de Vagos, Silvério Regalado, presidente da Câmara, e Pedro Bento, vereador com o pelouro da educação, ouviram as intervenções dos estudantes.
Cristiana Diniz e Leandro Melo foram os jovens que deram voz à comunidade educativa do Colégio de Calvão, estabelecimento de ensino que participou na Assembleia com um total de 11 jovens. A construção de um “skate park” no barreiro de Calvão foi a sugestão apresentada pelos alunos, que querem ver incentivada a prática de exercício físico no seio dos vaguenses mais novos. A ideia permitiria, ao mesmo tempo, no seu entender, dinamizar um espaço que é pertença da freguesia e sugeriram que a construção do “skate park” recorresse a materiais com baixo impacto ambiental.
Por último, Sara Santos, da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos – que esteve presente com seis alunos –, queixou-se da falta de transportes entre a escola e o centro de Vagos. A jovem alegou que os alunos que habitam nas residências não têm oportunidade de saírem do espaço escolar.
“Todas as situações e projetos descritos são importantes e de relevância para os alunos e para o município de Vagos”, deixou claro Silvério Regalado, na sua intervenção. E Rui Santos sublinhou a importância do “papel dos jovens”, na “participação cívica e social, na discussão política, na defesa da liberdade e da democracia”.
S.F.

Sugestões de notícias