IPSS

Festa da Ascensão

No passado dia 18 de maio celebrou-se a festa tradicional da nossa freguesia – Festa da Ascensão em honra de São Salvador, que acontece 40 dias após a Páscoa. Alguns idosos da ERPI do Centro de Ação Social do Covão do Lobo, assistiram aos festejos, nomeadamente à Procissão e ao encerramento da Eucaristia, de forma a reviver costumes e hábitos feitos anteriormente.
Na nossa “casa” os mais sábios recordam alguns ditados populares: “se os passarinhos soubessem que era dia da Ascensão, não punham o pé no ninho, nem o bico no chão!” e dizem ainda que este dia era “guardado” como dia Santo, ou seja, não se trabalhava no campo, e todos estavam presentes e participavam na Missa e na Procissão que se realizava durante a tarde.
Depois dos tempos difíceis pelos quais passámos, especialmente pelo isolamento, esta tarde teve um balanço muito positivo para os nossos idosos, porque permitiu o convívio com familiares e pessoas conhecidas da comunidade, privilegiando-se a partilha, o afeto e o reviver da tradição.

Centro de Ação Social de Covão do Lobo

Sugestões de notícias