NO CONCELHO

Xutos & Pontapés e Diogo Piçarra encabeçam cartaz das Festas de Vagos

Programa inclui as vertentes cultural e religiosa e estende-se de 26 a 30 de maio

As Festas de Vagos estão de volta, já entre 26 e 30 de maio, e prometem trazer milhares de visitantes à vila. Diogo Piçarra e Xutos & Pontapés são os artistas nacionais que surgem como cabeças de cartaz do programa, com a expectativa de encherem a Quinta do Ega, nas noites de sábado e de domingo, respetivamente, a partir das 22.30. Para o dia do feriado municipal, segunda-feira, está agendada a tradicional Missa Campal, no Santuário de Nossa Senhora de Vagos, que costuma contar com a presença de milhares de peregrinos.
O arranque das Festas do Município está marcado para esta sexta-feira, dia 26, com os vaguenses Himalion, de Diogo Sarabando, a inaugurarem pelas 22 horas o Palco Quinta do Ega, que foi montado no local para o efeito. A música continua, a partir da meia-noite, com a atuação dos DJ Álvaro Martinez e Djarm.
Sábado, o dia será recheado de atividades. Desde logo, a partir das 9 horas, com a arruada pelas ruas da vila, que será levada a cabo pelo grupo Côdeas do Diabo. Já no Jardim de S. Sebastião, entre as 10 e até às 19 horas, decorre uma Feira Multicultural, organizada pelo CLDS-4G, projeto da Santa Casa da Misericórdia de Vagos. O certame trata-se de uma novidade que tem como foco a inclusão, apresentando-se como uma mostra da diversidade cultural existente, atualmente, no concelho de Vagos. Será um espaço, sobretudo, onde os imigrantes que estão a residir ou a trabalhar no município poderão apresentar a sua cultura.
Também no sábado, à noite, pelas 21.30 horas, sobe ao palco do Centro de Educação e Recreio o Grupo de Teatro Fantástico, com a peça “Um fantasma chamado Isabel”. Às 22.30 horas, o convite é para rumar à Quinta do Ega, para onde está agendado um concerto do cantor pop Diogo Piçarra. Insert Coin e o DJ Miguel Costa dão continuação aos festejos, a partir da meia-noite.
Uma edição especial da FaaVa – Feira de Artesanato e Antiguidades de Vagos vai acontecer no domingo, no centro da vila, das 8 às 18 horas. E, às 17 horas, tem início a procissão do Espírito Santo, seguida, pelas 19.15 horas, por um miniconcerto da Banda Vaguense, no Largo do Tribunal.
O rock português dos Xutos & Pontapés promete marcar a noite de domingo. Sobem ao palco, na Quinta do Ega, pelas 22.30 horas. Logo depois, à meia-noite, acontece um espetáculo piromusical, a que se segue, às 00.15 horas, as atuações das DJ Olga Ryazanova e Nadja.
Cerimónias religiosas
No feriado municipal, celebrado na segunda-feira, o destaque vai para as cerimónias religiosas, com a habitual missa campal a ter lugar, pelas 11 horas, no Santuário da Nossa Senhora de Vagos, onde são esperados milhares de peregrinos. No mesmo local, às 16 horas, acontece a Benção do Bodo. E, à mesma hora, no Largo do Tribunal, serão atribuídos os diplomas de Mérito Municipal. A noite será destinada à procissão das velas, que acontece pelas 21 horas, com partida no Santuário. Logo depois, no Largo do Tribunal, haverá uma Serenata à Nossa Senhora de Vagos e uma noite de fado, com a participação do guitarrista Armindo Fernandes, Ni Ferreirinha e Fábio Rocha, que acompanharão as fadistas Carolina Pessoa e Andreia Alferes.
“Vai ser uma mão-cheia de dias plenos de animação e devoção, que, estamos certos, irão ao encontro das expectativas de todos os que visitarem Vagos para as “Festas do Município”, deixou claro a Câmara, responsável pelo programa das celebrações. Os festejos terminam na terça-feira, dia em que, a partir das 10 horas, acontece a tradicional sardinhada, na Quinta do Ega, com atuação, pelas 16 horas, do artista popular Ricardo Silva.

S.F.

Sugestões de notícias