NO CONCELHO

Mais de 50 confrarias no 12º Capítulo das “Sainhas”

Cátia Goarmon, a conhecida Tia Cátia do canal 24Kitchen, foi uma das entronizadas

Representantes de mais de 50 confrarias de todo o país estiveram em Vagos, no passado dia 12 de março, para se juntarem ao 12º Capítulo da Confraria Gastronómica “As Sainhas”. “As mulheres e a gastronomia” foi o tema do capítulo deste ano, que contou com a entronização de cinco confreiras efetivas – Cecília Malaquias, Luzia Alves, Maria Luís, Regina Guerra e Sónia Capão – e de duas de honra Mariela Nuñez e Cátia Goarmon (na foto) – mais conhecida por Tia Cátia, do canal televisivo 24Kitchen.
A data não foi escolhida ao acaso. Tal como noutros anos, o capítulo aconteceu no fim de semana mais próximo do Dia da Mulher, 8 de março. Tudo porque se trata de uma confraria exclusivamente feminina que foi fundada, precisamente, nessa data.
O domingo começou na sede da confraria, logo de manhã, com um pequeno-almoço farto onde não faltou a iguaria que dá nome à confraria vaguense: sainhas. E, logo de seguida, no Centro de Educação e Recreio, decorreu a cerimónia de entronização.
As celebrações continuaram a seguir à cerimónia, no centro da vila, com um desfile que integrou os representantes de dezenas de confrarias portuguesas. E o final da festa viria a terminar na Quinta do Edén, onde decorreu o almoço do 12º Capítulo.
S.F.

Sugestões de notícias