CONSULTÓRIO

Dentes e dentinhos: a importância da Saúde Oral

A doença de dentes e gengivas atinge cerca de 90% dos adultos em Portugal, sendo que 25% destes, apresentam uma forma grave da doença. Nos mais jovens, os dados são igualmente alarmantes, sendo que aproximadamente 40% das crianças dos 6-11 anos apresentam algum tipo de doença periodontal.
As grandes vantagens de uma higiene oral diária incluem evitar a maior parte das doenças da boca, mastigar bem todos os alimentos e ajudar a pronunciar bem todas as palavras.
Uma má higiene oral tem grandes impactos na saúde global, não apenas nos dentes. Pode aumentar o risco de doenças como a diabetes, doença cardíaca, cancro do pâncreas e pneumonia. Além disso, o impacto no dia-a-dia de problemas orais levam a pior qualidade de vida, devido às queixas de dores, dificuldade de alimentação e constrangimentos estéticos.
A prevenção da doença oral é a chave! O tratamento da doença oral é globalmente dispendioso e, ocasionalmente, difícil para os doentes.
Neste sentido, a USF Senhora de Vagos irá desenvolver uma atividade de promoção de saúde oral para as crianças dos 5 aos 8 anos, durante o mês de abril e para a qual convidamos todos a participarem.
Iremos fornecer mais informações nas nossas redes sociais (Instagram e Facebook), com link de inscrição.

Afonso Carvalhal
Médico Interno de MGF, USF Senhora de Vagos

Sugestões de notícias