NO CONCELHO

Nova edição do Concurso Literário João Grave

O tema deste ano é “Ensina-me a Voar”. Iniciativa destina-se a toda a população escolar do concelho de Vagos

“Ensina-me a Voar” é o mote da edição deste ano do Concurso Literário João Grave, realizado pela Câmara de Vagos. A iniciativa, que se destina à população escolar do concelho, já está em marcha e as candidaturas, nas modalidades de prosa e de poesia, podem ser entregues até 6 de maio. Os vencedores do concurso, cujo objetivo é incentivar a criação e a divulgação literária em língua portuguesa, ganham 120 euros.

A Rede de Bibliotecas de Vagos e a Câmara Municipal são os responsáveis pela iniciativa, que volta a acontecer em parceria com a comunidade educativa do concelho. E, tal como nos outros anos, o Concurso Literário João Grave está subdividido por categorias.

Na categoria A estão incluídos todos os alunos do pré-escolar. Na B, os do 1º ciclo. Na C, concorrem os do 2º ciclo. Na D, os do 3º ciclo. E, finalmente, na categoria E, disputam o primeiro lugar os alunos do ensino secundário. Existe, ainda, uma categoria F; destinada às crianças e jovens com Curriculum Específico Individual.

Também à semelhança do que é habitual, os trabalhos a concurso deverão ser apresentados individualmente, com exceção para os dos alunos do pré-escolar, que deverão apresentar as suas obras em grupo. E, nesse caso, o prémio será de 200 euros, entregue ao Jardim de Infância Vencedor.

Nos restantes casos, para o vencedor de cada categoria está destinado um prémio pecuniário no valor de 120 euros, patrocinado pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Vagos. Ao mesmo tempo, a Câmara atribuirá 150 euros à escola do aluno vencedor.

O concurso permite, ainda, que participem alunos residentes em Vagos que frequentem escolas fora do concelho. Mas nesse caso, se vencerem alguma das categorias, não é entregue nenhum prémio à escola onde estão inscritos.

Os trabalhos a concurso podem ser entregues até às 23.59 horas do dia 6 de maio, através do endereço eletrónico concursojoaograve@cm-vagos.pt. Depois, a divulgação dos vencedores e a cerimónia de entrega dos prémios acontecem durante os meses de maio e de junho, em data ainda por definir.

S.F.

Sugestões de notícias