NO CONCELHO

Câmara quer mão pesada para quem infringir regulamento de resíduos urbanos

Silvério Regalado pretende aumentar multas para incumprimentos. Documento não é revisto desde 2007 e vai ser alterado 

Deixar resíduos na via pública deverá passar a ser punido, em Vagos, de forma mais severa. A Câmara Municipal vai alterar o Regulamento de Resíduos Sólidos Urbanos, que não é revisto desde 2007. E uma das modificações que a Autarquia pretende implementar prende-se com a aplicação de multas mais pesadas para incumprimentos.

“Uma das coisas que vamos querer fazer é que as multas para incumprimentos vão ter que ser maiores. Não podemos aceitar que, havendo o serviço de recolha de monos, por exemplo, as pessoas continuem a deixar monos por aí espalhados, ao pé do contentor do lixo ou, pior, no meio da floresta”, deixou claro Silvério Regalado, presidente da Câmara, cuja intervenção na última reunião de executivo foi divulgada pela Vagos FM.

Admitindo que “é sempre difícil” chegar à identificação dos incumpridores, Silvério Regalado assegurou que o objetivo é, sempre que possível, fazê-lo e “castigá-los”. E adiantou que há registo, na Autarquia, de pessoas que foram identificadas por desrespeitar o regulamento que vigora atualmente.

Apelo à população

O novo regulamento, que vai começar a ser elaborado pela Autarquia e que substituirá o que está em vigor desde 2007, receberá o nome de Regulamento de Resíduos Urbanos e Limpeza Pública de Vagos. E Susana Gravato, vereadora da Câmara, pediu que a população intervenha na preparação do mesmo, dando sugestões.

“Isto dos resíduos urbanos diz respeito a todas as pessoas. Não é só, depois, quando algo corre menos bem, virem interpelar-nos. Agora, têm uma oportunidade de contribuir com ideias novas e de nós as conseguirmos regulamentar”, apelou Susana Gravato.

S.F

Sugestões de notícias