NO CONCELHO

Programa natalício com metade do orçamento já a contar com gastos de 2023

“Vagos, O Nosso Natal” é o evento que anima as ruas da vila até dia 24. E o Pai Natal já marcou presença

Antecipando as dificuldades financeiras que as famílias de Vagos vão sentir, ao longo de 2023, a Câmara Municipal conteve-se no investimento feito na programação de Natal deste ano. A já tradicional “Natal(i)a” foi substituída pelo “Vagos, O Nosso Natal”, um evento que vai custar entre 25 a 30 mil euros – cerca de metade do que foi gasto, em 2019, na época natalícia. Mas Silvério Regalado, presidente da Autarquia, garante que a essência do programa se mantém e convida as famílias a usufruírem dele.

“Há uma mudança de nome, mas o conceito é semelhante. Fizemos este evento com um orçamento mais reduzido do que em anos anteriores, porque estamos a prever que o ano de 2023 seja muito difícil para as famílias e não nos podemos esquecer delas”, explicou Silvério Regalado, na abertura oficial do evento, que aconteceu no dia 16, depois de ter sido adiado três dias, devido ao mau tempo. O autarca sublinhou, ainda, que o município acolheu “52 refugiados ucranianos, que também precisam de ser apoiados, por estarem num momento e numa circunstância de vida bastante difíceis”.

Segundo Silvério Regalado, o “Vagos, O Nosso Natal” – que marca a retoma dos eventos natalícios, após a pandemia – vai custar “entre 25 a 30 mil euros”, já contando com as iluminações de rua, que também foram reduzidas “drasticamente”. “Isto acontece para que possamos estar preparados, em 2023, para ajudar as famílias. Nesse sentido, o Natal deve ser todos os dias e queremos passar o ano a apoiar quem mais precisa. Temo que vão aparecer muitos problemas sociais”, antecipou o presidente da Câmara.

“O Pai Natal está na casa”

A chegada do velhinho de barbas brancas que faz a delícia dos mais pequenos aconteceu no domingo, dia 18, com Jackas, o único Pai Natal certificado da Península Ibérica, a chegar no veículo “Flint”, dos bombeiros, acompanhado pela Minnie e pelo Mickey. Mas o “Vagos, o Nosso Natal” inclui dezenas de iniciativas, a decorrer em vários locais da vila, entre os quais o Largo da Biblioteca, a Praça da República ou o Bairro da Corredoura. Há um “mercadinho”, carrosséis, animação de rua, peças de teatro e concertos.

Além disso, como não podia faltar, foi instalada em frente à Biblioteca uma “Casa de Natal”, que vai receber o Pai Natal nos dias 22 e 23, entre as 10 e as 13 horas e, à tarde, entre as 14 e as 20 horas. A programação completa do evento pode ser consultada no site da Câmara Municipal.

Silvério Regalado entende que a mudança de nome do evento – que era conhecido por “Natal(i)a” e era feito em parceria com o Museu do Brincar – “não tem causado estranheza” junto da população. No entanto, o autarca adiantou que a denominação irá ser discutida “no próximo ano, depois de o evento ser feito e avaliado”.

S.F.

Sugestões de notícias