CONSULTÓRIO

Outubro Rosa- Mês de Prevenção contra o Cancro da Mama

O movimento conhecido como “Outubro Rosa” surgiu com o intuito de homenagear as mulheres com cancro da mama e sensibilizar para a importância da prevenção e diagnóstico precoces desta neoplasia.
Segundo dados estatísticos, em 2020 cerca de 7000 mulheres foram diagnosticadas com cancro da mama e 1800 morreram com esta doença. Apesar da incidência ser maior nas mulheres, cerca 1% dos cancros desenvolvem-se no homem. O diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para salvar vidas.
Não são conhecidas as causas exatas deste cancro. No entanto, existem alguns fatores de risco, aos quais é importante estar atento, tais como: a idade-cerca de 80% dos cancros surge em mulheres com mais de 50 anos, ter tido cancro numa das mamas, primeira menstruação antes dos 12 anos e menopausa após os 55 anos, excesso de peso, consumo excessivo de álcool e abuso de tabaco.
O Rastreio do Cancro da Mama é gratuito e é promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro em colaboração com os Cuidados de Saúde Primários. Deve ser realizado em todas as mulheres com idades compreendidas entre os 50 e 69 anos, através da realização de uma mamografia de 2 em 2 anos. A mamografia é uma radiografia dos dois seios e permite detetar cancros mamários em fase precoce, mesmo aqueles que são de pequenas dimensões e difíceis de palpar.
Deve consultar o seu médico de família se notar ou estiver preocupada/o com alguma alteração, como por exemplo: massa ou nódulo de novo que detete à palpação, alterações a nível do mamilo como comichão ou retração, corrimento mamilar fora da gravidez ou amamentação, alterações cutâneas com depressão ou retração da pele, com aspeto “pele em casca de laranja”, dor na mama e se na sua família próxima existem antecedentes de tumores malignos da mama.
De forma a prevenir este e qualquer cancro opte por um estilo de vida ativo com a prática de exercício físico, adoção de uma alimentação saudável, evicção de bebidas alcoólicas, tabaco e espaços com poluição ambiental e radiações nocivas. E acima de tudo esteja atenta/o aos sintomas e faça os rastreios com regularidade!

Márcia Moreira Costa
Médica da USF Senhora de Vagos

Sugestões de notícias