CONSULTÓRIO

Já ouviu falar de Lúpus?

Consultório

A 10 de Maio celebra-se o Dia Mundial do Lúpus que tem como objetivo sensibilizar para esta doença. O Lúpus é uma doença autoimune, ou seja, uma doença em que o sistema imune em vez de proteger, ataca as células do próprio corpo, provocando inflamação e alteração da função do sistema afetado.
O Lúpus é uma doença crónica, podendo existir fases em que a doença está mais ou menos ativa. Esta doença pode afetar diversos órgãos e sistemas e, por isso, pode apresentar-se de múltiplas formas, ou seja, os sintomas podem variar muito de pessoa para pessoa. Desta forma, o seu diagnóstico é por vezes difícil. Alguns sintomas e sinais desta doença incluem: cansaço, perda de apetite, lesões na pele como manchas vermelhas na face (sobretudo nas bochechas e nariz, em “asa de borboleta”), dores articulares, entre outros. Por isso, é necessário uma avaliação cuidada, sendo que o diagnóstico depende da conjugação de sinais e sintomas e achados laboratoriais, uma vez que não existe um teste específico para o diagnóstico de Lúpus.
Sabe-se que o Lúpus afeta cerca de oito a dez vezes mais o sexo feminino do que o masculino, e apesar de poder aparecer em qualquer idade, o início da doença ocorre entre os 16 e os 49 anos em cerca de 75% dos casos. A sua causa é desconhecida e a sua evolução imprevisível. Apesar de não existir cura, existem tratamentos que permitem controlar a doença.

A. Raquel Dias, médica interna na USF Senhora de Vagos

Sugestões de notícias