CONSULTÓRIO

Já ouviu falar em Síndrome do Intestino Irritável?

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um distúrbio funcional do sistema digestivo comum na população geral. Caracteriza-se por uma alteração nos movimentos intestinais e por um aumento da sensibilidade do intestino. A sua causa não está esclarecida e, habitualmente, tem início na adolescência/adultos jovens.
Os sintomas geralmente são: dor abdominal (contínua ou tipo cólicas), barriga inchada, prisão de ventre e/ou diarreia, gases e sensação de esvaziamento incompleto após evacuação. O stress/fatores emocionais, o tipo de alimentação ou o uso de certos medicamentos podem provocar ou agravar estes sintomas.
O diagnóstico é essencialmente clínico, baseado nos sintomas apresentados e numa história clínica detalhada. Os exames complementares, nomeadamente a colonoscopia, não apresentam alterações e são úteis para a exclusão de outras causas. Perda de peso, febre, sangue nas fezes ou aparecimento em idade mais avançada são sinais de alarme que nos devem fazer suspeitar de outras patologias.
O tratamento é dirigido ao tipo de sintomas apresentados. A dieta é fundamental, sendo recomendada uma dieta pobre em FODMAPS, que diminui os alimentos produtores de gases. Nas situações de prisão de ventre, o consumo de fibras e o aumento da ingestão de águas são essenciais. Os alimentos devem ser ingeridos lentamente e as refeições não devem ser volumosas”. Existem vários medicamentos que podem ser usados, adequados ao tipo de sintomas. A ansiedade e alterações do humor devem ser tratados e podem beneficiar com sessões de psicoterapia. O exercício físico regular é fortemente recomendado, na medida em que ajuda a combater o stress/ansiedade e dessa forma auxilia na função intestinal.
Se ficou com dúvidas consulte o seu Médico de Família!

Ângela Costa
Médica na USF Senhora de Vagos

Sugestões de notícias