As férias voaram! O tempo passou tão rápido!
Setembro, na CAR, marca o recomeço. Começa mais um ano de escola, voltam os horários para cumprir, reencontram-se velhos amigos, fazem-se novas amizades, recomeçam as rotinas com hora marcada e procuramos novas atividades extracurriculares para competir com as redes sociais e o tempo que as meninas dedicam aos telemóveis no sofá.
Até setembro o tempo das nossas princesas foi distribuído por múltiplas atividades. Algumas (menos do que aquelas que desejávamos), passaram longas temporadas com a família, num vai e vem, típico de quem pode ter duas casas para morar. Outras, mais velhas, passaram semanas (até meses), longe de nós, em experiências de estágio que lhe ofereceram um mundo que desconheciam. Pelo Alentejo, pelo Algarve ou pelas Ilhas, aprenderam a viver em autonomia e a responder responsavelmente a horários de trabalho e à exigência dos chefes. Depois dos primeiros em dias que tudo lhes fez falta e até desejaram voltar ao ninho antes do tempo, regressaram felizes e com boas notas. As que não puderam conviver com a família como desejavam aproveitaram o tempo na CAR com saídas para a praia, fizeram descontraídos passeios e piqueniques. As piscinas, os parques aquáticos e as praias fluviais também fizeram parte no nosso roteiro de descobertas. Acordar tarde, sem hora marcada, ficar no sofá sem fazer nada ou fazer sestas enquanto se viam series na internet também esteve no nosso plano de férias. Chegou também a hora da partida para algumas que crescem agora em adultez e autonomia, longe de nós, e abraçamos outras que nos chegaram de novo.
Rapidamente se esgotaram os dias de no far niente…
Com setembro, para muitas delas, veio a saudade e o desejo de voltar aos amigos da escola. Antes que a escola começasse instalou-se a azafama familiar de fazer passes escolares para os transportes, comprar mochilas, estojos e toda a panóplia de materiais escolares precisos para quem faz da escola o seu trabalho diário. A partir do dia 13, começaram a reuniões nas escolas. Acreditem, não foi fácil! As nossas jovens estão a frequentar a EPA e a EFTA, em Aveiro, o Colégio, em Calvão, a EPADRV na Gafanha, a Escola Secundaria e a Escola Básica Dr. João Rocha Pai, no agrupamento de escolas de Vagos. Nestas escolas todas temos ainda que nos desmultiplicar por vários anos e várias turmas…
1, 2, 3…partida! Todas as meninas estão já na escola. Estamos novamente no palco da vida e este palco não permite ensaios. Brincamos, rimos e até choramos enquanto procuramos estabelecer e aceitar objetivos para os próximos meses na conquista da felicidade.
Já sabemos que este novo ciclo trás a maioridade de algumas e a promessa de novos projetos. Cinco das nossas jovens completam o ensino secundário. A universidade está no horizonte e é preciso trabalho! Outras duas terão exames do 9.º ano e vão fazer escolhas importantes para o seu futuro. No meio de todas existem ainda aquelas que já se preparam para a sua saída…
O mês de setembro na CAR é um mês extenuante, para toda a equipa, mas é também um mês delicioso em que conseguimos medir o crescimento de cada uma delas. Sabe tão bem vê-las crescer por dentro e por fora. Dar sentido à vida delas dá também sentido à nossa vida e é isto que nos tem afastado do burnout.

Casa de Acolhimento Residencial

Sugestões de notícias