ECO DA SANTA CASA

É POSSÍVEL VIVER MELHOR COM DEMÊNCIA

Concorda ou discorda com esta afirmação?

O diagnóstico de uma doença é uma sentença? É tempo de reflexão? Um momento de entreajuda?  Uma oportunidade de “arregaçar as mangas” e reunir esforços? Uma altura de descobrirmos forças e a retaguarda que temos à nossa volta?

A atividade “Um Estendal com História” pretendeu colocar a comunidade Vaguense a questionar-se sobre uma doença – a Demência – que apesar de entendida muitas vezes como uma sentença, pode não ser bem assim… de fato se estivermos informados e despertos para esta problemática, vamos ser um possível veículo de empatia para com as famílias que vivem este dia-a-dia. Você pode ser a chave para que seja possível viver melhor com Demência, a base é o respeito e a dignidade que damos às pessoas, seja qual for a sua condição de saúde.

Deixamos-vos agora um pequeno desafio como reflexão para todos os que visitaram o estendal e como aquecimento para a Solidariturna – caminhada solidária noturna.

  1.  “O _____ não se esquece!” – dizia uma das t-shirts do estendal.
  2. O que devemos olhar em primeiro lugar é à pessoa ou à doença?
  3. A Demência é uma doença do _____.
  4. Esta doença afeta não só a _____ como outras funções cognitivas (orientação, linguagem, atenção…).
  5. O _____  por vezes vive dias sem saber como cuidar, mas todos os dias fica feito!

Vamos, enquanto comunidade, abraçar esta problemática, procurando estar informados e prestando apoio, direto ou indireto, à pessoa com Demência, ao cuidador ou mesmo à restante família (que por vezes precisa falar sobre isso, mas tem vergonha… mas sente que não a vão ouvir… mas…).

SOLUÇÕES: 1. SENTIR; 2. PESSOA; 3. CÉREBRO; 4. MEMÓRIA; 5. CUIDADOR 

Sugestões de notícias