Fantástico é o nome do grupo de teatro fundado em 1996 na vila de Vagos e que ao longo destes quase 30 anos de existência tem primado por oferecer a todos os cidadãos, Vaguenses ou não, uma oferta cultural de qualidade no campo das artes de palco.
Com uma regularidade só interrompida por motivos de força maior, como foi o caso da pandemia COVID-19, o grupo tem mantido estreias de novas peças de teatro numa base anual com estreias quase sempre feitas durante as festas anuais do município de Vagos.
Vem esta crónica a propósito de ser este grupo de teatro uma mordomia da Santa Casa da Misericórdia de Vagos e nesse sentido ter total apoio da sua Mesa Administrativa para prossecução das suas atividades. Por este grupo já passaram centenas de pessoas que deram o seu melhor, quer em palco quer fora dele, de uma forma totalmente voluntária. Não esquecer aqui o Município de Vagos que também tem apoiado as atividades de uma forma regular.
Cumprindo o seu desígnio, o grupo estreou este ano mais uma peça de teatro à qual foi dado o título “A Entrevista”. Foi mais um período de 4 meses de intenso trabalho desde a tradução para português da peça escolhida até à sua estreia, passando pelo trabalho de encenação, construção de cenário, preparação de meios técnicos de luz e som, não esquecendo todos os apoios logísticos necessários para levar o “barco a bom porto”. E como vem sendo hábito deu-se a conhecer o trabalho em primeira mão aos funcionários desta casa numa antestreia alguns dias antes da estreia oficial.
Entre antestreia, estreia e 3 reposições ter-se-á atingido um público a rondar as 800 pessoas, que passaram pelo auditório do Centro de Educação e Recreio de Vagos (CER). Até ao final da temporada o Grupo de Teatro Fantástico continuará a divulgação deste trabalho nas freguesias do concelho estando também previstas algumas atuações em salas fora do concelho de Vagos.
Mencionar também o facto de o grupo ter em atividade uma escola de teatro que vai preparando aqueles que virão eventualmente a ser os atores das produções anuais. Esta escola está a fazer o seu percurso e tem vindo a ser solicitada pelo município para atividades culturais dentro e fora do concelho de Vagos. O talento dos nossos jovens existe e o grupo Fantástico tem aqui a função de o descobrir e orientá-lo.
E já que estamos no tempo delas, umas boas férias para quem tem a oportunidade de as gozar neste período de verão.

Fernando Morgado
Mesário da SCMV

Sugestões de notícias