A praia, o mar, a areia branca, sempre nos trouxeram prazer, alegria e paz.
Pessoalmente, gostaria de voltar à elegância dos anos 20. Como eram lindos os trajes de banho dessa época: umas ceroulas às riscas verdes Sporting, azuis Porto e vermelhas Benfica. Tinham folhinhos nos joelhos, no pescoço e nos punhos. O traje completo ainda incluía uma touca para poupar o penteado.
Imagino-me assim vestida nos dias de hoje, nas praias. Com certeza, iria ficar famosa no Instagram, Tik Tok, Facebook, X, etc.
Com a evolução dos tempos, os trajes masculinos reduziram as mangas das camisolas e os calções ficaram mais curtos. As senhoras, das ceroulas passaram a usar uma saia larguinha e confortável. Não foi a crise económica do pós-guerra que nos fez poupar no tecido dos trajes de banho, mas sim os estudos científicos que apontavam para os benefícios da luz do sol para estimular a produção da vitamina D (vital para a saúde dos ossos e a imunidade). Além disso, a exposição solar regula o relógio biológico, aumenta a serotonina (a hormona do bem-estar) e melhora a saúde cardiovascular.
O tempo foi passando e fomos tirando tecido aqui e acolá. E agora? Só restou uma linha com muitas curvas…
Mas o prazer de pisar a areia e molhar os pezinhos do mar continua intato.
Desejamos a todos uma boa época balnear, muito sol e alegria!
Cidália Barreira (familiar cliente SAD)
