EFEMÉRIDE

Bombeiros de Vagos inauguram novas viaturas

EFEMÉRIDE

SOLDADOS DA PAZ. Apesar de convidadas as principais autoridades autárquicas do concelho (presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal), não estiveram presentes nas comemorações do 59º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, que este ano, e pela primeira vez celebraram a efeméride com o novo quartel-sede já em funcionamento pleno. As cerimónias que tiveram início logo pela manhã, com o hastear das bandeiras da associação e do município, desenrolaram-se na sede e contaram com a presença amiga de uma representação dos Bombeiros Privativos da Vista Alegre. Simbólica, mas sempre tocante foi a romagem aos cemitérios de Vagos e Santo António onde se encontram sepultados alguns dos benfeitores, foram depostas coroas de flores testemunhando todo a apreço dos briosos bombeiros.
Pelas 11 horas teve lugar a missa solene rezada na Igreja Matriz, e onde novamente a presença dos bombeiros se fez sentir. Celebrada pelo Pe. Teixeira das Neves, que na homilia se referiu ao trabalho, sempre abnegado daquele corpo de voluntários. A missa foi acompanhada pelo Coral Paróquia de Santiago dirigido pelo Dr. Manuel Frade. No final procedeu-se à inauguração e bênção que quatro novas viaturas, duas das quais recentemente adquiridas pelos órgãos diretivos da associação. A cerimónia teve lugar no átrio fronteiriço ao quartel-sede, e a ele assistiu numeroso público, que no final testemunhou com estrondosa salva de palmas a “bênção” de champanhe em cada uma das viaturas.
As novas viaturas foram as seguintes: um “jeep Land Rover” totalmente recuperado pela corporação e que recebeu o nome de “corpo ativo”; um pronto-socorro de incêndio oferecido pelos bombeiros alemães, que terá de ser equipado com tanque para água; um autotanque igualmente alemão adquirido pela atual direção, e que poderá comportar cerca de 18 mil litros de água, e por último o pronto-socorro de incêndio Renault, cujo “chassis” havia sido adquirido em dezembro de 1982, e que só agora foi carroçado – foi agraciado com o nome de “Comandante Eduardo Regalado”, em respeito pelo esforço desenvolvido pelo falecido, foi inaugurada pela viúva, tendo no final das cerimónias feito algumas demonstrações das enormes potencialidades.
Com a totalidade das viaturas da corporação a percorrerem as ruas da vila, ainda Lombomeão e a freguesia de Santo António. Direção Comando e Corpo Ativo, para além dos convidados tomaram parte depois no tradicional almoço de confraternização. O alegre convívio terminaria com a leitura da mensagem do comandante António Castro, que apesar de se encontrar ausente (a frequentar um curso de comandos) não quis deixar de dirigir aos seus homens algumas palavras.
É o seguinte texto da mensagem: “Faz hoje um ano, passou esta associação e este corpo ativo de bombeiros por um dos maiores momentos da sua história – a inauguração do quartel-sede. Como referi na altura, começou o nosso corpo de bombeiros a ter condições para se melhorar quer o que respeita ao seu equipamento quer no que respeita ao seu pessoal. As viaturas hoje inauguradas são o melhor testemunho da preocupação dos responsáveis em melhor o equipamento do nosso corpo de bombeiros. Não que seja tudo como seria como desejo – mal do comandante que se considera satisfeito com o material que tem – mas não tenho dúvidas de que com os apoios que temos recebido, quer por parte do Serviço Nacional de Bombeiros, quer por parte da população do concelho de Vagos, quer ainda (permitam-se o realce e o destaque) por parte da Câmara Municipal de Vagos, o nosso corpo de bombeiros continuará a melhorar e a renovar o seu equipamento de modo a sempre melhor servir a todos”.

Eduardo Jaques

Sugestões de notícias