NO CONCELHO

“VITALidade” vai proporcionar “atenção permanente à comunidade sénior”

Programa destinado à população mais velha do concelho, institucionalizada ou não, foi apresentado oficialmente e prolonga-se até setembro de 2025

O recém-criado programa “VITALidade”, da responsabilidade da Câmara de Vagos, foi apresentado publicamente, no início do mês de outubro, ficando a saber-se que as atividades que engloba vão estender-se até setembro de 2025. As iniciativas associadas ao mesmo destinam-se à população sénior do concelho e serão apresentadas, pela autarquia, trimestralmente.
Para Susana Gravato, vereadora da Câmara de Vagos com o pelouro da Coesão Social e Maioridade, faltava preencher um “vazio” que tem existido, ao longo do ano, com exceção para outubro, quando se celebra o “Mês Sénior”. Admitindo dificuldade em chegar a todos os seniores do concelho, a autarca sublinhou que a autarquia facilmente tem trabalhado “com os que estão nas IPSS, através da rede social que com ela mantemos”, mas que não consegue chegar aos restantes de igual forma.
“Este paradigma já vem sendo alterado há algum tempo e ganha uma força, uma dinâmica e uma estrutura melhoradas com a implementação do projeto ‘VITALidade’, que proporcionará uma atenção permanente à nossa comunidade sénior, institucionalizada ou não, durante todo o ano, tendo já começado e perdurando até setembro de 2025”, realçou Susana Gravato.
O nome do programa, frisou Adriana Capela, do Núcleo de Ação Social da Câmara, na sessão de apresentação do “VITALidade”, é também ele simbólico. “Reúne o paradigma deste plano sénior: força de vida com idade. ‘Vitalidade’ é a característica do que tem vida, energia e vigor. É a energia que mantém o corpo a funcionar e a mente ativa”, explicou.
No âmbito do “VITALidade”, já foi inaugurada, na Biblioteca Municipal João Grave, a exposição “Memórias Gastronómicas”, que se mantém visitável. Para as próximas semanas, estão agendadas a iniciativa “O Luto em Debate”, no dia 7 de novembro, em que será feita a apresentação do projeto “Bem saber para bem fazer”, um programa comunitário de formação e intervenção no luto. A seguir, no dia 28, acontece uma “Conferência Geriátrica”, em conjunto com a associação Extragenária. Nos dias 8 de novembro e 6 de dezembro, estão programadas visitas à Fundação Serralves, no Porto.
Segundo a Câmara de Vagos, todas as iniciativas do “VITALidade” são de frequência gratuita, mas a sua maioria carece de pré-inscrição.

S.F.

Sugestões de notícias