ECO DA SANTA CASA

O mês de março, o dever de falar de teatro

Tem a palavra a Mesa

Caro leitor, o Teatro Fantástico, Mordomia da Santa Casa da Misericórdia de Vagos, vai voltar ao palco em breve, com uma comédia estrangeira dos anos sessenta do século passado, de um autor francês, adaptada por nós da versão inglesa dado não existir tradução na nossa língua. Esta peça teve muito sucesso onde foi apresentada, e para nós encaixa no registo mais apreciado por quem nos vê. Com esta escolha, provamos aos críticos que afinal não são só os portugueses que gostam deste tipo de representação da vida. Este enigma que deixo, em breve será desfeito, porque as festas da Vila de Vagos e do Divino Espírito Santo, estão à porta e é nessa altura que fazemos a estreia dos nossos trabalhos.
Mantendo o assunto derivando no mesmo tema: O Dia Mundial do Teatro é comemorado anualmente em 27 de março. Esta data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI) da UNESCO, com o objetivo de reconhecer a importância do teatro como forma de expressão cultural e artística. O teatro é uma forma de arte milenar que tem o poder de emocionar, entreter, provocar reflexões e inspirar mudanças. É uma ferramenta poderosa para contar histórias, transmitir mensagens e conectar pessoas de diferentes culturas e nacionalidades. Neste dia, são realizadas diversas atividades e eventos teatrais em todo o mundo, como peças de teatro, leituras dramáticas, workshops, palestras e debates. É uma oportunidade para celebrar a diversidade e a riqueza do teatro, bem como para refletir sobre o seu papel na sociedade contemporânea.
Portanto, no Dia Mundial do Teatro, vamos celebrar essa forma de arte tão especial e reconhecer o seu poder transformador e inspirador. Eu só temo, que este ano, esta data fique ofuscada em Portugal, pela presumível tomada de posse do novo governo. Na data em que escrevo é esse o calendário dos comentadores, a menos que haja mais um golpe de teatro como o das eleições. Mas como diz os “Bicho do Mato”, “Um povo que não ri de si próprio é que é uma desgraça”, lá vamos andando a acertar, a errar e a corrigir.
Por último gostaria de deixar uma nota sobre a escola de teatro que esta mordomia pretende implementar no próximo ano letivo: Os alicerces estão a ser montados, o orçamento está feito e aprovado. O processo de planeamento está a ser produzido, terá que ser revisto e aprovado, só depois entrará em execução. A data objetivo é o final do corrente ano letivo.
Quase a findar, deixo mais um facto e uma adivinha: uma parte deste texto não fui eu que fiz, estava sem pachorra, mandei fazer ao “ChatGpt”! Adivinhem qual é.
Para terminar: agradecer à Camara Municipal de Vagos o suporte protocolar a esta Mordomia; agradecer à Santa Casa da Misericórdia de Vagos a disponibilidade económica e de meios; agradecer ao público que não se cansa de nos ver e aplaudir, o que só aumenta a nossa responsabilidade.
Votos de uma Páscoa Feliz: para os nossos colaboradores, leitores, clientes e amigos.
João M. C. Domingues
Mesário Vice-Provedor

Sugestões de notícias