Na atualidade, enfrentamos uma crescente preocupação com a poluição ambiental e as tampinhas de plástico têm um impacto negativo bastante significativo no meio ambiente.
As tampinhas plásticas contaminam o solo, os rios e os oceanos, desempenhando um papel negativo na preservação dos ecossistemas. Compreender esses impactos, é fundamental para alertar a população sobre a importância da reciclagem correta e, assim, adotar medidas sustentáveis.
As tampinhas plásticas são pequenos objetos que, se não forem separados adequadamente, acabarão por ser levados para rios, que desaguam nos oceanos, contaminando assim o ambiente marinho. Além disso, a ingestão acidental das tampinhas por animais marinhos é uma preocupação que se tem revelado bastante séria.
Outro dos principais problemas, é o contínuo aparecimento das tampinhas plásticas em redes de pesca e outros equipamentos marítimos. Esses materiais são frequentemente encontrados nos bicos de aves marinhas, tartarugas, golfinhos e outros animais aquáticos, causando ferimentos graves e até mesmo a morte.
É importante os hábitos de reciclagem sejam incutidos desde cedo, e a transmissão destes valores às nossas crianças, fará com que adotem no futuro hábitos de reciclagem e sustentabilidade que poderão reduzir o impacto negativo no meio ambiente e na saúde pública.
No Centro Infantil, de acordo com o Projeto Pedagógico “Poupar, Reciclar e Reutilizar“, as crianças construíram “O Tampinhas” e com a colaboração das famílias foram recolhidas centenas de tampinhas. Foi desta forma divertida, que as crianças e as famílias foram desafiadas e sensibilizadas para esta problemática. Juntos por Si!

Centro Infantil

Sugestões de notícias