NO CONCELHO

Junta de Ouca faz obras no Rio Tinto e na Carregosa

Construção de passeios e requalificação do Largo da Capela estão entre os principais investimentos da freguesia, que anunciou um orçamento de 150 mil euros para este ano

A primeira fase da construção de passeios no Rio Tinto e a obra de requalificação do Largo da Capela da Carregosa (na foto) estão entre os investimentos mais avultados que a Junta de Freguesia de Ouca vai fazer, este ano. As propostas surgem nas Grandes Opções do Plano daquela freguesia, que foram aprovadas no final de dezembro. O orçamento anual da freguesia será de 150 110 euros, o que representa um aumento de 5,94% em relação ao do ano passado.
De acordo com uma nota tornada pública pela Junta, que é liderada por Hugo Santos, está previsto que as despesas correntes da freguesia, este ano, aumentem 5,82%, comparativamente a 2023. No caso das despesas de capital, o acréscimo é de 6,40%. “A diferença está alicerçada no aumento das despesas correntes pelo aumento do custo e escassez e mão de obra, assim como pelo reforço nos apoios às entidades, para o desenvolvimento de atividades nos setores da cultura, desporto e ação social”, justificou a Junta de Freguesia de Ouca, que também se diz preparada “para aproveitar os fundos comunitários em que seja entidade beneficiária elegível”.
“Trail” promove território
O “Trail Trilhos de São Martinho”, este ano, vai continuar a ser uma aposta da Junta de Ouca, que encara o evento desportivo como “mais um instrumento para fortalecer o marketing territorial da freguesia”. Ao mesmo tempo, a freguesia diz que ambiciona continuar a promover o território através “das visitas guiadas aos locais de interesse do Trilho de São Martinho, assim como do Parque das Azenhas”.
No campo da ação social, adianta a Junta, está prevista a manutenção dos projetos da Rede Solidária do Medicamento, o pagamento dos cadernos de atividades aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e, ainda, o início da iniciativa “A minha freguesia ajuda”, que tem em vista apoiar a natalidade. “As Grandes Opções do Plano e o Orçamento 2024 são um instrumento muito importante para manter Ouca no rumo certo e atingir melhores índices de desempenho e de satisfação da população”, sublinha Hugo Santos.
S.F.

Sugestões de notícias