NO CONCELHO

Câmara apoia famílias com cabazes alimentares

Programa municipal “Alimentar+” lançado este mês, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação

A Câmara Municipal de Vagos vai apoiar famílias que estejam em dificuldades financeiras com um cartão de compras, destinado a adquirir bens alimentares. O programa municipal “Alimentar+” foi apresentado este mês de outubro, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, e surge, segundo a Autarquia, para fazer face ao “atual desafio colocado às famílias pelo aumento do custo de vida”.
De forma a contextualizar, a Câmara adiantou que, atualmente, “as famílias identificam dificuldade em dar resposta aos encargos com a alimentação, com duas consequências imediatas: redução da compra de alimentos e diminuição da qualidade da sua alimentação”.
Foi nesse sentido, de forma a possibilitar o acesso a uma alimentação “rica e diversificada”, que a Autarquia avançou com o “Alimentar+”, que será integrado no Serviço de Acompanhamento e Ação Social (SAAS) e que “pretende chegar a todos os munícipes que identificam essas necessidades”. Até porque, “o número de famílias a necessitar deste tipo de apoio aumentou” e “não se situa mais apenas no grupo de pessoas mais carenciadas”.
O cartão de compras será atribuído a famílias previamente avaliadas pelo SAAS e o montante do mesmo será definido de acordo com o número de elementos de cada agregado familiar. Segundo a Câmara, também a frequência e a duração do apoio “será definida com cada família, desenhando uma resposta individualizada e ajustada à realidade de cada uma”.
S.F.

Sugestões de notícias