NO CONCELHO

Busway inaugura serviço de transporte público no concelho de Vagos e na região

Nova operadora entra em funcionamento a 1 de agosto e vai substituir as existentes atualmente

Os residentes e visitantes do concelho de Vagos podem contar, a partir de 1 de agosto, com um novo serviço de transporte público, melhorado em relação ao atualmente existente. A nova operadora Busway anunciou as suas rotas, no município e na região de Aveiro, depois de, em setembro, ter ganhado o concurso público da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e de facilitar o acesso a diferentes áreas do concelho – nomeadamente, à Zona Industrial de Vagos e ao Parque Empresarial de Soza –, a operadora investiu numa frota composta por cerca de 100 autocarros, metade dos quais completamente novos, que vão circular por toda a região, para atender às necessidades da comunidade. A Busway passa a ficar responsável pelos autocarros que circulam entre os 11 municípios da CIRA e, também, dentro dos próprios concelhos – com exceção, nesse caso, para o de Aveiro, onde a Câmara ainda tem uma concessão em vigor atribuída à Transdev.
“Uma das grandes dificuldades que nós tínhamos é que a maior parte dos cidadãos não sabia que havia uma linha de transportes públicos na região de Aveiro. Nem sabia que a maior parte das linhas que vamos ter em funcionamento já existia. De novas linhas vamos ter muito pouco, ou quase nada. Teremos, sim, novas paragens”, esclareceu Silvério Regalado, presidente da Câmara de Vagos, aquando da apresentação das rotas da Busway, empresa que é subsidiária da israelita Nateev Express.
Segundo o autarca vaguense, em causa está “uma nova metodologia de encarar o processo de mobilidade”. Nomeadamente, no caso de Vagos, “numa lógica que não existia, de mobilidade para as nossas zonas industriais, que não tinham meios de mobilidade para lá”, sublinhou. As novas rotas vão permitir também, frisou Silvério Regalado, que “estagiários da Universidade de Aveiro possam estagiar nas empresas de Vagos”.
Preços iguais
No dia em que foram conhecidos os serviços da Busway, a CIRA organizou uma sessão de apresentação conjunta, em Aveiro, além de sessões específicas, em cada um dos concelhos. E Paulo Leitão, diretor de operações da Busway, esclareceu que “não vai haver alterações de tarifas, durante o ano de 2023”, mantendo-se em vigor as que são aplicadas pelas operadoras atualmente em funções. Além disso, explicou que os preços “têm que obedecer a uma tabela já existente, previamente aprovada pelo IMT [Instituto da Mobilidade e dos Transportes]”.
Segundo o responsável, no entanto, haverá “novos descontos”. E “a CIRA mantém 50% de desconto nos passes mensais da rede geral e criou dois novos: um, de 60%, para os passes sociais – que se destinam a crianças e seniores – e outro, de 20%, para os bilhetes pré-comprados.
Tecnologia
Os autocarros da nova operadora vão todos contar com um sistema de contagem de passageiros, que vai ajudar a otimizar as linhas e, de acordo com a empresa, “a adaptá-las às necessidades das pessoas”. Também Silvério Regalado, em Vagos, frisou o facto de o novo serviço poder ser adaptado às necessidades reais dos utentes dos transportes. A autarquia vaguense vai investir na rede de transportes, anualmente, 200 mil euros. Mas a CIRA, como um todo, pagará à empresa israelita cerca de 1,2 milhões de euros por ano.
Paulo Leitão adiantou, ainda, que os veículos contam com um “sistema de apoio à exploração, que permite saber onde estão todos os autocarros e se há, ou não, atrasos”. Além disso, o sistema estará ligado “à plataforma da CIRA e os utilizadores, através de uma ‘app’, poderão saber em tempo real onde se encontram os autocarros”. Os veículos contarão, igualmente, com um monitor no seu interior, que permitirá a divulgação de informações e de publicidade, além de disporem de acesso gratuito a internet “wi-fi”.
Aquando do lançamento, a Busway anunciou, ainda, que haverá 12 postos de venda de bilhetes e de passes – um em cada município, com exceção de Aveiro, que terá dois. E vai disponibilizar um “call center”, com número gratuito, através do qual os utentes poderão esclarecer dúvidas relacionadas com as linhas ou com os horários”.
“A nova rede de transportes é um serviço essencial para o nosso município e para toda a região de Aveiro”, atestou Silvério Regalado.
S.F.

Sugestões de notícias