NO CONCELHO

Um campo de basket que também é obra de arte

Polidesportivo da praia da Vagueira foi requalificado pelo artista plástico Gonçalo Mar

“Titãs”. É esse o nome que Gonçalo Mar, autor da requalificação do campo 3×3 BasketArt da praia da Vagueira, deu à sua obra. O antigo polidesportivo está, desde o início do mês, ao dispor dos utilizadores e permite, além da prática desportiva, contemplar a arte urbana que está inscrita no piso – onde saltam à vista dois jogadores de basquete transformados numa espécie de super-heróis.
“Um campo de basquete e dois titãs de peso, que se confrontam no mesmo espaço. Esse confronto é o seu equilíbrio, pois um não pode existir sem o outro. Os titãs de que falo também representam a Vagueira, ou seja, a água pela ria e pelo mar, e a terra pela sua gente e agricultura”, explicou Gonçalo Mar, aquando da inauguração do campo.
A empreitada de requalificação do antigo polidesportivo foi um projeto da Federação Portuguesa de Basquetebol, em parceria com a Câmara de Vagos, com a Associação de Basquetebol de Aveiro e com a Associação Cidade Social. “Desta forma, o município de Vagos continua empenhado em criar as melhores condições para a prática do basquetebol, nomeadamente nesta vertente [3×3]”, sublinhou Silvério Regalado, presidente da Câmara, considerando também que a requalificação do campo é importante para “continuar o processo de dinamização” da Vagueira.
No novo espaço, como frisou Pedro Mortágua, da Associação Cidade Social, “para se jogar não é preciso chave, nem há horários”. E Rui Dias, vice-presidente da Federação Portuguesa de Baquetebol, realçou o facto de Vagos ser um concelho com “uma forte ligação e tradição basquetebolística”.
Apesar da chuva que teimou em cair, a inauguração do campo contou com dezenas de pessoas, entre as quais vários jovens dos escalões de formação da Associação Desportiva de Vagos, e com Hugo Sousa, jogador profissional e internacional português, na variante 3×3. O desportista adiantou, mesmo, que o novo espaço da Vagueira “pode vir a ser muito benéfico para as seleções nacionais da modalidade”. E Bruno Fangueiro, presidente da Associação de Basquetebol de Aveiro, garantiu que existe “um crescimento da variante 3×3 no distrito de Aveiro”.
O recém-inaugurado espaço faz, agora, parte do “Courts of the World”, uma plataforma onde qualquer utilizador pode avaliar os campos, anexando fotos ou vídeos dos mesmos, para poderem ser vistas por outras pessoas.
S.F.

Sugestões de notícias