NO CONCELHO

O ler, o brincar e as artes reúnem-se em Vagos

Evento de índole cultural e artística decorre até ao dia 25 de abril, no centro da vila

Animação de rua, a leitura de contos e de histórias, oficinas de artes e jogos tradicionais. São essas algumas das várias atividades que decorrem de sexta-feira, dia 21 de abril, a terça, dia 25, em três espaços do centro da vila de Vagos. “Entre ler e brincar – As artes têm lugar” é o novo evento organizado pela Câmara, que sucede ao “Entre flores, livros e artes”.
O Largo da Biblioteca Municipal João Grave, o Largo do Museu do Brincar e o Jardim de S. Sebastião são os três locais que vão acolher a nova iniciativa vaguense. “Esta diversidade de espaços vai permitir que o programa cultural seja significativamente mais alargado e variado nas temáticas que se apresentam, procurando, desta forma, chegar ao agrado do maior número de pessoas possível”, deixou claro Dulcínia Sereno, vereadora da Câmara com o pelouro da cultura.
Além de contar com espaços dedicados ao artesanato, a espetáculos, a concertos e à gastronomia, do programa do “Entre ler e brincar – As artes têm lugar” contempla, também, zonas dedicadas às pinturas faciais de crianças e de insufláveis. Ao mesmo tempo, o evento será palco da apresentação, em primeira mão, de um projeto cultural que está a ser desenvolvido por vários artistas que se encontram em residência artística no Espaço Museológico da Praia da Vagueira.
A sessão de inauguração decorre a 21 de abril, sexta-feira, dia em que as atividades decorrem até às 22 horas. Nos restantes dias, o início do vasto programa – que está disponível no site da Câmara – está agendado, sempre, para as 10 horas, com término às 22.
Comemoração do feriado
A Autarquia vaguense também enquadrou as comemorações do 49º aniversário do 25 de abril no programa do “Entre ler e brincar – As artes têm lugar”. Por isso, no feriado, a partir das 10 horas, as celebrações decorrerão na Praça da República, no Largo do tribunal e no Auditório do Centro de Educação e Recreio. O resto do dia será ocupado com várias atividades culturais, principalmente com performances teatrais – “Ler & Brincar”, às 14 horas, no Jardim de S. Sebastião”, “Projeto Artístico Multidisciplinar, Espetáculo Final”, às 16 horas, também no Jardim S. Sebastião, “Abril”, pelas 18 horas, no Largo da Biblioteca, e “Improvisa!”, às 19 horas, no Largo do Museu do Brincar.
S.F.

Sugestões de notícias