ECO DA SANTA CASA

As tradições em tempo de Páscoa

A Páscoa é, para muitas famílias, uma época importante do ano, pois é uma oportunidade de se reunirem e celebrarem tradições culturais e religiosas. Na CAR, somos uma família numerosa empenhada em dar consistência aos projetos de vida das nossas meninas. Neste trabalho socorremo-nos de todas as ferramentas possíveis e assim entram as tradições. As tradições podem ajudar a fornecer uma sensação de estabilidade e continuidade em momentos em que tudo parece estar inseguro. As tradições têm um papel substancial no desenvolvimento da personalidade dos adolescentes, pois elas fornecem uma base sólida de valores, crenças e comportamentos que ajudam a formar a identidade de uma pessoa. Ao seguir as expectativas e práticas estabelecidas pelas tradições, os adolescentes podem desenvolver um sentido de responsabilidade e autodisciplina. Eles também podem aprender a importância de respeitar e valorizar as tradições de outras pessoas. As tradições também ajudam a transmitir conhecimentos e habilidades importantes de uma geração para outra, além de fortalecer laços familiares ou, no nosso caso, comunitários. Estar numa casa de acolhimento implica muitas vezes perder os laços com as tradições da sua comunidade e família de origem. A criação de uma rede de apoio em torno destas jovens desafiadas pela vida é fundamental para ajudá-las a crescer e a ter acesso a mais oportunidades.
A Páscoa tem várias tradições que vamos tentando realizar na CAR. A caça aos ovos é uma das tradições. É muito comum com os mais novos, mas nas adolescentes pode incentiva-las a trabalhar em equipa, partilhando informações e coordenando esforços para encontrar os ovos e devorá-los rapidamente. Check !
Outra tradição popular da Páscoa é a participação em rituais religiosos. A participação em rituais religiosos também pode ajudar os adolescentes a desenvolver a sua capacidade de reflexão, contemplação e a uma compreensão mais profunda de suas próprias crenças e valores. Este ano não tivemos jovens a participar no compasso pascal, mas também esta tradição já fez parte das nossas atividades de páscoa em outros anos. Check !
A tradição de decorar ovos ou fazer outras decorações de Páscoa pode ser uma forma de estimular a criatividade e a imaginação dos adolescentes. Decorar a casa pode envolver uma ampla gama de habilidades para além de renovar e criar ambientes especiais de acordo com a época do ano, ajudando a valorizar o espaço e a cuidar dele. Na nossa casa para além das galinhas que já vieram de outros anos e ficaram à janela, tivemos uma boa criação de coelhinhos que nasceram na sala das refeições e até pelos vasos das flores. Check!
Outra tradição importante da Páscoa é a preparação dos folares de Páscoa. Esta atividade pode ajudar os jovens adolescentes a aprender sobre as tradições alimentares da Páscoa e a importância da comunidade e da família nas celebrações religiosas. Além disso, permite aprender a preparar uma iguaria diferente de região para região. Esta é uma atividade que acontece em família, mas na nossa casa são muitas bocas e um forno pequenino para tratar do assunto. Mais uma vez, as nossas meninas foram até à Confraria da Abobora, em Sôsa, e muito bem acolhidas tiveram, com as melhores, uma tarde fantástica a preparar os folares e depois a saboreá-los. Check!
Outra tradição importante na CAR são as saídas para a Feira de Março que normalmente coincide com a Páscoa. Assistir aos concertos, andar nos carrinhos de choque, testar os limites nos carroceis mais loucos ou comer farturas é garantir a animação e a diversão fomentando memorias divertidas para a vida. Check!
Na CAR não há tradição maior do que aproveitar as férias, sempre que possível, junto dos familiares ou outras pessoas que habitam nos corações das jovens. O encontro com os familiares permite às adolescentes aumentar as ligações e o sentido de pertença à sua família e à sua comunidade. Elas têm ainda oportunidade de descobrir mais coisas sobre sua história familiar e cultural e assim podem construir objetivos mais definidos para o seu futuro.
Esta Páscoa, na CAR, não foi diferente de outras, as tradições foram mesmo tradições!
Casa de Acolhimento Residencial

Sugestões de notícias