ECO DA SANTA CASA

Ler é viajar, e lá encontrar um novo lar…

Ler é viajar. Quando uma criança lê um livro ou, simplesmente, o folheia ela é transportada para outros lugares. Lugares da imaginação, que podem ser uma floresta, uma casinha, um mar, um rio… quando os livros têm ilustrações, os lugares tornam-se quase reais, e a criança sente-se a viajar e, por vezes até, como uma das personagens principais. O lugar torna-se a casa dos seus sonhos, medos, fantasias e este torna-se um novo lar.
É através da literatura que a criança descobre o mundo da imaginação, da fantasia e dos sonhos e estimula a sua criatividade e a sua afetividade, além do seu desenvolvimento cognitivo e motor.
O livro infantil é uma fonte de estímulo à criatividade e à imaginação dos seus leitores. É por meio da leitura de livros infantis que a criança adquire uma postura crítico-reflexiva, importante para a sua formação cognitiva, o que contribui para o seu desenvolvimento intelectual e para a sua formação.
O primeiro contato da criança com os livros infantis acontece no momento em que começa a ouvir as histórias contadas pelos seus pais, quando na creche leva os livros à boca e os explora, quando folheia livremente e partilha com as seus pares, novas palavras relacionadas com as imagens que está a ver. Após esta etapa, a criança já consegue recontar a história usando as ilustrações contidas nos livros e imitando a fala do adulto. Desse modo, prossegue o seu desenvolvimento até se apropriar, naturalmente, da linguagem escrita.
Ler é sentir, é sonhar, é viajar, e lá encontrar um novo lar…
Centro Infantil

Sugestões de notícias